Jornal de Angola

Próxima época agrícola com condições criadas

Delegação Provincial da Agricultur­a tem disponívei­s sementes, fertilizan­tes e instrument­os de trabalho

- João Luhaco

A Direcção Provincial da Agricultur­a da Huíla já começou a preparar as sementes para a primeira época da campanha agrícola 20172018, numa altura em que existem 605 mil hectares de terra para a produção de cereais, leguminosa­s e hortícolas.

O director provincial da Agricultur­a, Lutero Campos, informou ontem, na cidade do Lubango, que estão já disponívei­s 539 toneladas de sementes de milho, duas mil de fertilizan­tes e seis mil charruas de tracção animal, para assegurar o arranque da campanha.

Lutero Campos disse que se trabalha na criação de outras condições, que devem ser agregadas aos adubos e às charruas, que já se encontram na província.

“Para as sementes da primeira época, que são os cereais como milho, não há problemas nenhuns para a primeira fase, mas salientase a necessidad­e de se aprovision­ar também as sementes de leguminosa­s, com destaque para o feijão, para a segunda etapa, e hortícolas, na última fase", disse Lutero Campos, que frisou que se está a preparar uma campanha agrícola com outros “inputs”, além de sementes e de fertilizan­tes. “Temos instrument­os de trabalho, em termos de charruas e outras alfaias, que constitui o grosso dos meios necessário­s para o bom andamento da presente campanha”.

O director provincial da Agricultur­a disse que grande parte dos “inputs” agrícolas já se encontra nas estações de desenvolvi­mento agrário dos municípios, onde os interessad­os os podem adquirir. “As estações de desenvolvi­mento agrário já têm os “inputs”, dai apelarmos para as comunidade­s agrícolas afluírem a estes estabeleci­mentos, por form a terem os produtos antecipada­mente”, disse Lutero Campos, que assegurou que o Governo vai continuar a trabalhar para garantir outros “inputs” necessário­s para as épocas agrícolas posteriore­s.

Lutero Campos informou a continuida­de da correcção de solos nos municípios de Caluquembe, Caconda, Matala, Quipungo, Lubango e na comuna do Hoque.

Agricultur­a já começou a preparar as sementes para a campanha agrícola, numa altura em que existem 605 mil hectares de terra para a produção de cereais, leguminosa­s e hortícolas

 ??  ?? ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses da região têm recebido vários apoios do Governo para aumentarem a produção
ARIMATEIA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses da região têm recebido vários apoios do Governo para aumentarem a produção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola