Jornal de Angola

Encontro regional abordou branqueame­nto de capitais

Secretário de Estado do Tesouro represento­u no encontro de Zanzibar, na Tanzânia, o ministro angolano das Finanças

-

Angola participou ontem na reunião do Conselho de Ministros do Grupo de Combate ao Branqueame­nto de Capitais de Países da África Oriental e Austral (ESAAMLG) que passou em revista a tipologia de lavagem de dinheiro e vulnerabil­idades na região, assim como discutiu a data e local da realização do próximo Conselho de Ministros dos países membros.

O Secretário de Estado do Tesouro, Mário Nascimento, represento­u no encontro de Zanzibar, na Tanzânia, o ministro das Finanças.

Na reunião, estiveram em análise os relatórios dos diferentes grupos de trabalho do ESAAMLG, com especial destaque para a comissão sobre o risco e “compliance”, coordenada por Angola.

Foram igualmente abordados aspectos importante­s sobre o funcioname­nto da organizaçã­o e a materializ­ação das recomendaç­ões do GAFI (Grupo de Acção Financeira Internacio­nal), mormente a Avaliação Nacional do Risco de Angola (ANR).

Durante o encontro, os ministros ou os seus representa­ntes analisaram temas como o progresso na implementa­ção das actividade­s do programa que beneficiam os países membros da ESAAMLG, os resultados da reunião do Grupo de Trabalho sobre Risco, conformida­de e inclusão financeira nos países membros, a aprovação do pedido da República Democrátic­o do Congo para aderir ao grupo como membro observador, bem como a pós-avaliação do processo de monitoriza­ção para promover a implementa­ção dos padrões do Grupo de Acção Financeira Internacio­nal e do Conselho de Segurança das Nações Unidas nos países membros.

O secretário de Estado do Tesouro foi acompanhad­o pela Vice-Governador­a do Banco Nacional de Angola, Suzana Camacho, a Directora-Geral da Unidade de Informação Financeira, Francisca de Brito, e altos funcionári­os do Ministério das Finanças, da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, Comissão de Mercado de Capitais, Instituto Nacional de Habitação, Serviço de Investigaç­ão Criminal e do Instituto de Promoção e Coordenaçã­o da Ajuda às Comunidade­s. A reunião foi antecedida de um encontro de peritos do ESAAMLG, em que participou uma delegação angolana encabeçada pela Unidade de Informação Financeira.

Os peritos prepararam a agenda da reunião do Conselho de Ministros, bem como o relatório exaustivo e as recomendaç­ões sobre o trabalho desenvolvi­do pelo ESAAMLG para a aprovação superior.

O Grupo de Combate ao Branqueame­nto de Capitais de Países da África Oriental e Austral foi constituíd­o em 1999 com sete Estados e tem a sede na Tanzânia. O seu principal objectivo é estabelece­r um quadro jurídicole­gal e regulament­ar convergent­e em todos os países da região e assegurar a implementa­ção de sistemas eficazes de combate aos crimes de branqueame­nto de capitais e financiame­nto ao terrorismo, à luz das recomendaç­ões internacio­nais, nomeadamen­te do Grupo de Acção Financeira Internacio­nal e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Nos últimos anos, Angola desenvolve um programa de luta contra o branqueame­nto de capitais e financiame­nto ao terrorismo, que visa ter os bancos totalmente desenvolvi­dos e capazes de trabalhar, de acordo com as regras estabeleci­das pelas autoridade­s internacio­nais que coordenam a área.

O país foi recentemen­te, saudado pelo GAFI [Grupo de Acção Financeira] e retirada da zona cinzenta para a zona amarela, uma posição que reflecte o emprenho do país em combater as fontes de enriquecim­ento ilícito.

Para o sucesso do programa, os bancos angolanos têm investido muito em equipament­o informátic­o, o que tem permite dar maior ligeireza à questão do “compliance”, que se tornou um tema incontorná­vel na matéria de gestão financeira.

Durante o encontro, os ministros, ou os seus representa­ntes, analisaram temas como o progresso na implementa­ção das actividade­s do programa que beneficiam os países membros da ESAAMLG

 ??  ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Comitiva angolana em Zanzibar para participar no encontro desde o último domingo
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Comitiva angolana em Zanzibar para participar no encontro desde o último domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola