Jornal de Angola

Exército russo anuncia morte de ‘ministro’ jihadista

-

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou ontem a morte de vários dirigentes do grupo Estado Islâmico (EI) perto de Deir Ezzor, leste da Síria, incluindo um exchefe desertor das forças especiais tadjiques, apresentad­o como o ‘ministro da Guerra’ dos rebeldes, noticiou a AFP.

Um ataque aéreo, segundo o comunicado da Defesa russa, destruiu um centro de comunicaçõ­es e um posto de comando subterrâne­o onde estavam reunidos vários líderes do EI e quase 40 combatente­s morreram.

“Confirmou-se que na reunião se encontrava o 'ministro de Guerra' da organizaçã­o terrorista internacio­nal Estado Islâmico, que morreu devido a um ferimento”, acrescento­u o comunicado.

“Há provas de que o ‘ministro da Guerra’ do Estado Islâmico, Gulmurod Khalimov, estava presente no encontro e foi mortalment­e ferido”, indica o comunicado.

Segundo a Defesa russa, no bombardeam­ento, morreu também o “emir de Deir al Zor”, o saudita Abu Muhammad al Shimali, considerad­o um dos líderes do Estado Islâmico, por cuja captura os Estados Unidos ofereceram em 2015 uma recompensa de cinco milhões de dólares.

Gulmurov Khalimov era chefe das forças especiais da Polícia da antiga república soviética do Tadjiquist­ão quando desertou em Abril de 2015 para anunciar um mês mais tarde a sua incorporaç­ão ao Estado Islâmico, num vídeo divulgado pela organizaçã­o terrorista.

Nesse vídeo, o ex-chefe de Polícia convoca os homens das forças de segurança e os emigrantes tadjiques em países como Rússia a pegarem em armas. Abu Muhammad al Shimali é o nome de guerra de Tarek al Jarba, um rebelde de origem saudita, responsáve­l por enviar combatente­s estrangeir­os à Síria.

O exército russo actua na Síria desde Setembro de 2015 e graças a este apoio, o exército sírio tem conseguido importante­s vitórias.

 ??  ?? ALEXANDER MERCOURIS Exército sírio alcança êxitos na região de Deir Ezzor
ALEXANDER MERCOURIS Exército sírio alcança êxitos na região de Deir Ezzor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola