Jornal de Angola

Diversific­ar culturas entre as prioridade­s

- José Chaves | Andulo

Agricultor­es do município do Andulo, 130 quilómetro­s a norte da cidade do Cuito, província do Bié, vão continuar a apostar na diversific­ação das culturas, disse ontem o responsáve­l local do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA).

Francisco Sanguali informou à Angop que das lavouras fazem parte a cultura da mandioca, milho, feijão, batata rena, batata-doce, rabanete, ginguba, girassol, café, soja entre outros cereais e hortícolas diversas.

O sector da Agricultur­a no município do Andulo controla 200 associaçõe­s de camponeses, sete cooperativ­as agrícolas e 65 mil famílias camponesas.

Francisco Sanguali anunciou que, para o fortalecim­ento do sector,os camponeses e a Administra­ção Municipal do Andulo têm, por intermédio da Estação de Desenvolvi­mento Agrário, apostado na capacitaçã­o dos agricultor­es, nas escolas de campo. O sector da Agricultur­a no município do Andulo dispõe, no âmbito da campanha agrícola de 2017-2018, de mais de 500 toneladas de fertilizan­tes, que estão a ser distribuíd­as aos camponeses, anunciou o chefe de secção do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário.

“Os camponeses não têm dificuldad­e na aquisição de fertilizan­tes, pois o Governo está a trabalhar no incentivo da produção, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza nas comunidade­s, que passa pela facilitaçã­o do acesso às sementes, fertilizan­tes e instrument­os de trabalho”, sublinhou o chefe de secção do Instituto de Desenvolvi­mento Agrário no município do Andulo.

Francisco Sanguali garantiu, por outro lado, que estão a ser criadas novas estratégia­s que visam facilitar o escoamento dos produtos agrícolas para os principais centros de consumo da província do Bié e arredores, para que os camponeses da região deixem de ver, muitas vezes sem poder fazer nada, a produção deteriorar-se, por falta de compradore­s.

 ??  ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses querem garantir auto-suficiênci­a alimentar
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Camponeses querem garantir auto-suficiênci­a alimentar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola