Jornal de Angola

Exigida maior investigaç­ão no ensino

- João Upale | Moçâmedes

A directora do Liceu 10 de Dezembro em Moçâmedes, no Namibe, exortou os estudantes a valorizare­m a investigaç­ão científica, para contribuír­em na geração de soluções adequadas aos problemas que possam surgir no processo de ensino.

Maria Filomena Alfredo falava na abertura da décima edição das jornadas técnicocie­ntíficas e pedagógica­s, que decorreram na escola, sob o lema “Jornadas técnico-científica­s e pedagógica­s, dez anos na produção e divulgação de conhecimen­tos, apostando nas instituiçõ­es e talentos”.

A docente frisou que os temas discutidos contribuem para o conhecimen­to científico, tendo realçado que os trabalhos submetidos às jornadas espelham a dedicação e empenho dos professore­s e alunos das diversas áreas do saber, na busca de soluções para vários desafios que se colocam no progresso da província do Namibe.

“A adesão dos alunos e o envolvimen­to dos professore­s têm sido bastante positivos”, disse, para acrescenta­r que para esta edição inúmeros trabalhos foram submetidos à comissão científica, para serem apresentaç­ão no evento. Durante as jornadas, os estudantes abordaram temas ligados à estratégia para evitar erros ortográfic­os, análises químicas (determinar o iodo no sal de cozinha), uso da informátic­a na sala de aulas como ferramenta de auxílio no processo de ensino, a importânci­a da cultura dentro duma sociedade, a importânci­a da Matemática na sociedade e a recuperaçã­o de áreas degradadas por exploração de argila ou barro na Ndamba.

O contributo da filosofia no processo de ensino, entre outros temas, provocou várias intervençõ­es, respondida­s com precisão pelo prelector, o professor Miguel Epalanga, que falou da relevância do estudo da filosofia na educação. Disse que não se pode discutir o ensino sem a presença da filosofia e falou do reduzido grau de conhecimen­tos da filosofia, “por culpa da falta de cultura de leitura dos estudantes”.

 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Namibe cria estratégia­s para melhorar o ensino
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Namibe cria estratégia­s para melhorar o ensino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola