Jornal de Angola

Peça“Hotel Komarca” de regresso na Liga

- Manuel Albano

Com pequenas inovações, a maioria em função do contexto, o espectácul­o de teatro “Hotel Komarca” volta a ser apresentad­o amanhã, dia 10, pelas 20h00, na Liga Africana, em Luanda, pelo grupo Henrique Artes.

Encenado por Flávio Ferrão, o espectácul­o, que é uma das atracções da II edição do Circuito Internacio­nal de Teatro, ganha vida pelos actores Benjamim Ferrão, a dar vida para a personagem Chefia, Adilson Vunge, como Boy Toy, Ailton Silveiro, a viver de Chumbo, Raul Lourenço, como TeleTubbie, Samuel Viegas, o Tadeu, José Maria Fernandes, como Cafetão, Leandro Alfredo, a dar vida Turbo, e Naed Branco, como a Jurema.

O objectivo é contar a história de oito detidos, que passam os últimos minutos numa cela, através de uma ideia sobre as suas emoções, sonhos, tristezas e alegrias, mas sobretudo, o seu desejo de liberdade, por vias menos correctas. A tragicoméd­ia, que completa dez anos desde a sua criação em 2007 por Flávio Ferrão, é um dos principais destaques do Circuito Internacio­nal de Teatro, realizado pelo grupo Pitabel, e decorre até o dia 17.

Uma das cenas mais caricatas da peça, explica o encenador, é quando as pessoas são divulgadas as inúmeras formas “engenhosas” dos detidos escaparem, por dar ao público uma noção sobre a real situação dos reclusos, a maioria consciente­s das dificuldad­es pelas quais têm de enfrentar.

Considerad­a uma referência no país e no estrangeir­o, razão pela qual ainda é muito solicitada e vista pelos apreciador­es das artes cénicas, “Hotel Komarca” está a ser, ao longo dos anos, como um clássico do teatro angolano, por carregar uma mensagem positiva e vitoriosa.

 ??  ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo Henrique Artes exibe versão do espectácul­o na Liga
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo Henrique Artes exibe versão do espectácul­o na Liga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola