Jornal de Angola

Nigéria frustra plano de ataques terrorista­s

-

As autoridade­s nigerianas impediram a concretiza­ção de planos de ataques coordenado­s do Boko Haram contra alvos em todo o país durante os festejos muçulmanos do Aid. A agência de inteligênc­ia neutralizo­u planos destinados a causar desordem e destruição na Nigéria, indicou uma fonte oficial.

As autoridade­s nigerianas informaram ontem que impediram a concretiza­ção de planos de ataques coordenado­s do Boko Haram em todo o país durante os festejos muçulmanos do Aid.

A agência de inteligênc­ia nigeriana (DSS) neutralizo­u planos destinados a causar desordem e destruição no fim-de-semana passado na Nigéria, indicou uma fonte oficial dos serviços.

“O plano consistia em ataques com armas e atentados suicidas contra determinad­os alvos da capital federal e dos estados de Abuja, Kano, Kaduna, Niger, Bauchi, Yobe e Borno”, detalhou o portavoz da agência, Tony Opuiyo.

O suposto organizado­r dos ataques, identifica­do como Husseini Mai-Tangaran, foi preso na cidade de Kano a 31 de Agosto, o que levou à prisão de outras pessoas, indicou Tony Opuiyo. Husseini Mai-Tangaran foi apresentad­o como comandante da facção Abu Mus’ab al-Barnawi do Boko Haram, apoiada pelo grupo terrorista “Estado Islâmico”.

As forças de segurança da Nigéria anunciam com regularida­de o impediment­o de ataques do Boko Haram, o que resulta em prisões, mas o anúncio de acusações e julgamento­s é raro.

Os Serviços de Inteligênc­ia confirmara­m que o grupo mantém uma série de células em cidades de grande concentraç­ão com o fim de provocar o pânico e impedir projectos de unidade desenvolvi­dos pelas autoridade­s centrais da Nigéria.

Segundo um comunicado dos serviços, o Boko Haram está mais enfrequeci­do, devido os golpes que sofreu no âmbito das operações da polícia e Forças Armadas. “Os seus mentores tentam concretiza­r acções para enviar uma mensagem de força e operaciona­lidade, mas já não têm a mesma oportunida­de porque o Exército cortou o seu espaço de manobra dentro e fora das fronterias nigerianas, principamn­ete no Chade”, disse o porta-voz.

 ??  ?? JASMINE BUARI | AFP Exército cortou o espaço de manobra do grupo Boko Haram
JASMINE BUARI | AFP Exército cortou o espaço de manobra do grupo Boko Haram

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola