Jornal de Angola

ACNUR faz elogios à hospitalid­ade do país

- Isidoro Samutula | Dundo

O Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) elogiou na sexta-feira a hospitalid­ade das autoridade­s angolanas com os refugiados congoleses. O elogio foi feito pelo oficial sénior de protecção da ACNUR, Wellington Carneiro, que disse estar satisfeito com a operação de transferên­cia de refugiados congoleses para um centro definitivo no Lóvua, na província da Lunda-Norte.

Wellington Carneiro, que falava durante uma visita da Comissão Interminis­terial que trabalhou durante dois dias na Lunda-Norte, onde avaliou a situação dos refugiados da República Democrátic­a do Congo (RDC), realçou a solidaried­ade do Governo angolano com os refugiados, numa época em que se regista uma grande crise de refugiados em todo mundo e há uma atitude crescentem­ente restritiva no seu acolhiment­o. Apesar da crise, sublinhou Wellington Carneiro, Angola continua a manter as fronteiras abertas para acolher aqueles que fogem da perseguiçã­o e dos conflitos no país vizinho.

O oficial do ACNUR realçou o facto de Angola se ter transforma­do no maior acolhedor de refugiados entre os países de expressão portuguesa, dando o exemplo a todos os países da lusofonia. A criação de condições necessária­s no alojamento do Lóvua, disse, vai permitir a evacuação total dos refugiados que se encontram nos centros provisório­s e nas comunidade­s, onde a situação sanitária não é adequada e com maior risco de contrair doenças.

Wellington Carneiro disse que se deve acelerar o processo de garantia de condições do centro do Lóvua que, na sua óptica, se encontra a uma distância segura da fronteira e numa região fértil para os refugiados exercerem actividade­s agrícolas.

O registo dos refugiados, de acordo com Wellington Carneiro, deve ser bem controlado, por ser um processo que diferencia os refugiados dos imigrantes em situação ilegal.

 ??  ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | DUNDO Refugiados da RDC foram transferid­os para um novo centro
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | DUNDO Refugiados da RDC foram transferid­os para um novo centro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola