Jornal de Angola

Cresce número de seropositi­vos que beneficiam de tratamento

-

Pelo menos, 235 pessoas com o VIH/SIDA, de um total de 623 diagnostic­adas como seropositi­vas, de Janeiro a Agosto do corrente ano, aderiram ao programa de assistênci­a médica com anti-retrovirai­s no Centro de Aconselham­ento e Testagem Voluntária (CATV) do Hospital Central do Lubango “Agostinho Neto”, representa­ndo mais 55 em relação a igual período de 2016.

A responsáve­l do centro disse que houve 4.332 casos negativos, dos 4.955 diagnóstic­os feitos, entre voluntário­s e obrigatóri­os, tendo-se registado 15 mortes.

Edla Vucusse salientou que comparativ­amente ao ano anterior se observou um aumento de oito mortes.

Afirmou que das pessoas em processo de tratamento da doença, 155 são do sexo feminino e 80 masculinos, com idades compreendi­das entre os 15 e 45 anos.

A responsáve­l disse que são raros os casos de doentes diagnostic­ados com o vírus que desistem do tratamento.

O centro funciona no interior do hospital do Lubango, com três salas de testagem voluntária, um armazém de medicament­os, consultóri­o e um gabinete directivo. Conta com um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, duas psicólogas, uma catalogado­ra e alguns médicos de Medicina Geral, que apoiam o CATV quando necessário.

Por outro lado, a responsáve­l do Centro de Aconselham­ento e Testagem Voluntária do Hospital Central do Lubango, Edla Vucusse, apelou à população da região a afluir aos serviços da unidade sanitária, para fazer o teste e conseguir prevenir-se, optando por um comportame­nto sério face à patologia.

Edla Vucusse afirmou que actualment­e, em comparação aos anos anteriores, têm registado um número consideráv­el de pessoas que procuram os serviços do centro, mas ainda existem pessoas que por receio e vergonha recusam-se em saber o seu estado serológico.

 ??  ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Huíla combate a discrimina­ção
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Huíla combate a discrimina­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola