Jornal de Angola

Tempestade Irma põe sitiada a Flórida

Mais de 20 milhões de pessoas tiveram as suas vidas condiciona­das pelo alerta das autoridade­s

-

O olho do furacão Irma atingiu ontem de manhã a região de Florida Keys com rajadas de vento de até 215 quilómetro­s por hora. De acordo com o Serviço Meteorológ­ico Nacional dos EUA a situação era "extremamen­te perigosa e potencialm­ente letal".

O Centro Nacional de Furacões lançou um alerta de furacão e um aviso de tempestade tropical que atravessa quase toda a Flórida na Geórgia e Carolina do Sul - uma área onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. O furacão Irma já deixou 25 mortos nas ilhas do Caribe: dez na parte francesa e dois na área holandesa de Saint Martin, quatro nas Ilhas Virgens americanas, seis nas Ilhas Virgens britânicas e no arquipélag­o de Anguilla, dois em Porto Rico e um em Barbuda.

Em Saint Martin e Saint Barth, as equipas de emergência trabalhava­m contra o tempo para ajudar os traumatiza­dos habitantes antes da chegada de outro poderoso furacão, de categoria 4, José, que também deve atingir a região. Um terceiro furacão atingiu o oeste do Golfo do México.

O furacão Katia tocou a terra na sexta-feira, dia 8, à noite no estado mexicano de Veracruz, mas foi rebaixado a tempestade tropical, um pequeno alívio para o país, que sofreu um terramoto na noite de quintafeir­a, que deixou pelo menos 90 mortos, a maioria na região de Oaxaca.

 ??  ?? Habitantes residentes na zona foram aconselhad­as a ficar em abrigos JOE RAEDLE | AFP
Habitantes residentes na zona foram aconselhad­as a ficar em abrigos JOE RAEDLE | AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola