Jornal de Angola

Angola regista a pior média de pontos em provas continenta­is

- A.Magalhães / Dakar

Os 53 pontos marcados no encontro diante da selecção de Marrocos, com quem perdeu e sofreu, na segunda jornada da fase preliminar do Grupo B, foi o segundo pior registo pontual da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l, num Campeonato Africano das Nações, em 18 presenças.

Para encontrar a menor cifra é preciso recuar até às meias-finais do Afrobasket de 1997, disputado na cidade de Dakar, Senegal, onde perdeu diante dos anfitriões por 47-53. A seguir, mas em anos antecedent­es, 1981 e 2001, estão a derrota na primeira fase diante da Tunísia, por 54-56, e o triunfo sobre a Nigéria, por 54-43.

No total foram sete as partidas, em 18 presenças da Selecção Nacional de Angola em Campeonato­s Africanos das Nações da bola ao cesto sem conseguir chegar à fasquia dos 60 pontos.

Em 1980, no Afrobasket organizado por Marrocos, o “cinco” nacional, estreia na maior cimeira africana do basquetebo­l, orientado na altura pelo técnico luso-guineense Mário Palma, marcou 59 pontos, contra 85, da Costa do Marfim, em desafio referente à segunda jornada.

Nas finais de 2011, em Antananari­vo, Madagáscar, a Selecção Nacional às ordens de Jaime Covilhã, que assumiu o comando técnico após o afastament­o do francês Michel Gomez, no decorrer da prova, marcou 56 pontos, e consentiu 67 da Tunísia. Em 2013, na final frente ao Egipto ganhou por 57-40, e em 2015, nas meias-finais, 58-51, ante a Tunísia. A fraca percentage­m nos lançamento­s de campo, e dentro do garrafão, bem nos lances livres ditou a derrota de sábado frente ao combinado marroquino.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola