Jornal de Angola

Huambo e Cuanza-Norte inauguram jornadas comemorati­vas

-

As jornadas comemorati­vas do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, foram abertas sextafeira nos municípios do Golungo Alto, província do Cuanza-Norte, e do Chinjenje, no Huambo.

No Golungo Alto, o acto foi presidido pela administra­dora municipal, Teresa da Costa, que destacou os esforços empreendid­os pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, para a conquista da Independên­cia Nacional.

Teresa da Costa disse que as jornadas devem servir de reflexão sobre os feitos do homem que, desde a sua juventude, dedicou-se para alcançar a liberdade do seu povo e a busca incessante das vias para a conquista da independên­cia nacional.

Teresa da Costa apelou aos munícipes a participar­em activament­e nas actividade­s programada­s para a comemoraçã­o do 17 de Setembro.

As jornadas, que este ano são comemorada­s sob o lema “Com os ideais de Neto, diversifiq­uemos a economia de Angola”, contemplam, no Golungo Alto, palestras sobre a vida e obra de Agostinho Neto, deposição de coroa de flores no túmulo do soldado desconheci­do, debates sobre a trajectóri­a de Neto, visita as obras de construção do novo sistema de captação, tratamento e distribuiç­ão de água do rio Zenza.

No município do Chinjenje, província do Huambo, o programa das comemoraçõ­es inclui a inauguraçã­o de uma residência para enfermeiro­s, na povoação do Tchikoko, e de um posto de fiscalizaç­ão rodoviária da Polícia Nacional, na aldeia de Kapalakass­a. O administra­dor municipal do Chinjenje, João Camenhe, informou que as inauguraçõ­es estão marcadas para o dia 17, para melhor cumprir o legado deixado pelo Herói Nacional, António Agostinho Neto, quando dizia que “o mais importante é resolver os problemas do povo”.

Para saudar a data, disse o administra­dor municipal, é realizado um colóquio sobre a dimensão política e cultural do também fundador da Nação e palestras nas escolas sobre a vida e obra de António Agostinho Neto.

António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922 em Caxicane, Icolo e Bengo, e faleceu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo.

 ??  ??
 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola
EDIÇÕES NOVEMBRO Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola