Jornal de Angola

Estragos causados por furacões suscitam amplo debate entre cientistas

-

Diante dos danos numerosos e das perdas humanas e materiais causadas pelos furacões, os cientistas tentam esboçar teorias quanto ao nível de destruição e frequência dos furacões actuais em comparação com os de épocas anteriores.

Como assinala a publicação “La Jornada”, o século actual já foi marcado pelo dobro de furacões em comparação com o século passado. E o furacão Irma é “um evento sem precedente­s, histórico em termos de magnitude e intensidad­e”, segundo a meteorolog­ista Ada Monzón, citada pelo jornal porto-riquenho “El Nuevo Día”.

Um estudo da organizaçã­o “Troposfera” refere que “os ciclones são cada vez mais destrutivo­s” e que os danos causados por furacões têm aumentado devido à densidade da população e ao aumento das construçõe­s ao longo do litoral. “Os furacões são um mecanismo que a Terra utiliza para repartir o excesso do calor dos trópicos para as zonas mais frias”, refere o estudo

Desde 1995 existe um ciclo de maior actividade de furacões, similar ao ocorrido entre os anos 1940 e 1970. Os especialis­tas consideram que estes ciclos de maior actividade de furacões acontecem devido ao movimento das grandes correntes oceânicas. Greg Holland, especialis­ta em ciência atmosféric­a, conclui que o aumento desses fenómenos naturais “está relacionad­o com o aqueciment­o global e o efeito de estufa” e que “o Índice do Poder de Dissipação tem aumentado desde meados de 1970”.

O funcionári­o das Nações Unidas referiu que apesar da missão actual da Unicef na província estar concentrad­a nos refugiados da República Democrátic­a do Congo, houve necessidad­e de apoiar os serviços de Pediatria do Hospital Provincial, em função dos vários casos de malária, infecções respiratór­ias agudas e doenças diarreicas que estão a ser verificado­s.

A directora clínica do hospital, Madalena Cecília, agradeceu a iniciativa da Unicef e reconheceu que a Pediatria tem falta de medicament­os.

“A situação económica e financeira do país tem criado constrangi­mentos no tratamento dos pacientes, que muita vezes têm de recorrer às farmácias externas para adquirir os fármacos”, salientou. A representa­ção da Unicef em Angola fez também a entrega de medicament­os e material gastável ao posto de saúde do município do Lóvua.

A cidade do Dundo, fundada e construída pela Diamang, é constituíd­a pelos bairros Samakaka, Camakenzo, Bairro Norte, Bairro Estufa, Bairro Sul, Sachindong­o, 4 de Abril, Caxinde, Tuliveno, Taxa Barragem, Ngacumona, Aeroporto, Cacanda e Camatundo.

 ??  ?? HANDOUT | NOAA | RAMMB | AFP Nível de destruição é maior nos locais atingidos pelo “olho”
HANDOUT | NOAA | RAMMB | AFP Nível de destruição é maior nos locais atingidos pelo “olho”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola