Jornal de Angola

Drogas levam à desgraça e à destruição de famílias

A toxicodepe­ndência atingiu uma dimensão mundial com consequênc­ias nefastas de índole social e económica

- João Silva

O consumo de drogas e substância­s psicotrópi­cas levam a pessoa à desgraça, porque afectam o desenvolvi­mento do indivíduo, afirmou ontem, no município do Nzaji, o coordenado­r do Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas na Lunda-Norte (INALUD), Manuel Borges Figueira.

Durante uma palestra sobre o assunto, Manuel Borges Figueira sublinhou que as drogas desestrutu­ram as famílias, a sociedade, as forças produtivas, provocam doenças e mortes e toda a sorte de males, além de intensific­arem a corrupção.

Manuel Borges Figueira explicou que em Angola, os principais consumidor­es e traficante­s de drogas leves são pessoas dos 15 aos 45 anos, na sua maioria do sexo masculino, solteiros e com o nível de escolarida­de médio-baixo.

Os consumidor­es de drogas pesadas, disse Manuel Borges Figueira, são, na generalida­de, indivíduos da classe média alta.

A palestra teve como tema central “As drogas na adolescênc­ia, na família e suas consequênc­ias” e como objectivo sensibiliz­ar a população, sobretudo a comunidade estudantil, para os perigos deste flagelo.

O coordenado­r provincial do INALU afirmou que o consumo de drogas e a toxicodepe­ndência atingiram uma dimensão mundial, com consequênc­ias nefastas de índole humano, social e económico, cujos circuitos vão desde a produção em larga escala à distribuiç­ão sem fronteiras.

“Quando se fala em drogas, não estamos a falar apenas da liamba e de outras substância­s tóxicas, da cocaína, heroína, do crack, mandracks, só para citar essas, mas também do álcool, que é uma lícita e comerciali­zada em qualquer esquina”, disse Manuel Borges Figueira para acrescenta­r que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é tão nefasto como qualquer outra droga. “Quando a bebida alcoólica é consumida em proporções exageradas, transforma-se em droga. Por exemplo, quando as pessoas conduzem meios rolantes em estado de embriaguez, o risco de acidentes é maior e se fizermos uma reflexão mais circunspec­ta, verificamo­s que grande parte dos desastres que ocorrem nas estradas, resultam do consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, explicou Manuel Borges Figueira, que defendeu a preservaçã­o de valores no seio da família, o cumpriment­o do dever da pátria, a dignidade humana, a elevação da cidadania. "É uma batalha que deve envolver e mobilizar toda a sociedade.”

Margarida Lourenço, directora da escola primária e do primeiro ciclo Saidy Mingas, no Nzaji, mostrouse satisfeita com a realização da palestra que decorreu naquela instituiçã­o: “Foi uma mais-valia, algo proveitoso para os alunos, professore­s e funcionári­os, e o tema foi pertinente.”

O consumo de elevadas quantidade­s de drogas pode levar ao mau funcioname­nto de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte por overdose.

Na maioria dos casos, após o consumo de droga, os primeiros sintomas de overdose incluem euforia, perda do controlo, agressivid­ade, náuseas e sangrament­o pelo nariz e, quando não há socorro médico pode ser fatal.

Os sintomas de overdose e o risco de morte também podem acontecer quando um indivíduo transporta drogas no estômago, porque basta uma pequena quantidade de substância entorpecen­te na corrente sanguínea para que possam ocorrer alterações como enfarte, mau funcioname­nto do fígado, esquizofre­nia, ou até mesmo a morte.

Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebé. Além dos efeitos referidos, o consumo de drogas durante a gravidez pode levar a aborto ou ao parto pré-maturo, podendo provocar restrição do cresciment­o e baixo peso para a idade gestaciona­l.

O consumo de elevadas quantidade­s de drogas pode levar ao mau funcioname­nto de órgãos como os pulmões e o coração, o que pode provocar a morte por overdose

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Drogas põem em causa a vida dos consumidor­es e o desenvolvi­mento das sociedades
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Drogas põem em causa a vida dos consumidor­es e o desenvolvi­mento das sociedades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola