Jornal de Angola

Festa do município

-

O Chinguar

completou, no dia 8 de Setembro, 46 anos de existência, desde que ascendeu à categoria de vila, em 1971. A região tem uma extensão de 3.054 quilómetro­s quadrados. Anteriorme­nte, denominado Nguali (perdiz), nome de uma aldeia e do antigo soba e caçador da área, o Chinguar foi fundado em 1810, quando da chegada dos primeiros portuguese­s, provenient­es da Embala Chyundu, área adstrita ao actual município de Cachiungo (ex-Bela Vista), administra­tivamente pertencent­e à província do Huambo.

Entre as diversas atracções turísticas locais, uma de grande relevo é o morro de Chimbango, o ponto mais alto da província do Bié e onde está o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que assinalou em Maio último a festa do jubileu dos seus 75 anos.

Por ocasião da efeméride, o núncio apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, monsenhor Petar Rajic, abençoou a capela, onde realizou a missa do quinto Domingo da Páscoa, que juntou mais de sete mil fiéis de diferentes pontos do país.

O município conta com uma população estimada em mais 130 mil habitantes, que se dedica essencialm­ente à actividade agrícola, distribuíd­os, além da sua sede, pelas comunas do Cutato e de Cangote.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola