Jornal de Angola

Saúde é reforçada com mais médicos

- Nicolau Vasco | Menongue

O sector da Saúde na província do Cuando Cubango foi reforçado com mais 23 médicos nacionais de clínica geral, dos 46 previstos, recrutados no último concurso público, promovido pelo Ministério da Saúde.

O acto de apresentaç­ão aconteceu domingo, na cidade de Menongue, durante uma cerimónia presidida pelo governador da província, Pedro Mutindi, que na oportunida­de encorajou os novos médicos a exercer a profissão com humanismo, zelo e dedicação, para o bemestar das populações.

“A vinda destes novos médicos nacionais na província constitui uma maisvalia, porque vai mitigar algumas dificuldad­es que se prendem com o sector da Saúde a nível de toda a região do Cuando Cubango, visto que dos nove municípios existentes oito foram contemplad­os, excepto o de Cuangar, que vai beneficiar na segunda fase”, disse o governador Pedro Mutindi.

Dos 23 médicos, dos quais 20 do sexo feminino, 11 são para o município de Menongue, três para o Cuchi e igual número para o Calai, dois para o Cuito Cuanavale e um para o Rivungo e igual número para os municípios de Nancova, Dirico e Mavinga.

O director provincial da Saúde, Lucas Mirco Macai, disse que com a vinda dos novos médicos Cuando Cubango passa a contar com 58 médicos no geral, entre nacionais e estrangeir­os, para um universo de mais de 530 mil habitantes.

Lucas Mirco Macai disse que a previsão é receber 46 novos médicos nacionais, sendo que os outros 23 chegam na segunda fase, assim que o ministério de tutela determinar ou deliberar as novas guias de colocação.

Para o administra­dor municipal de Menongue, Fernando Cassanga, os 11 novos médicos de clínica geral de que a circunscri­ção beneficiou vão contribuir para uma melhor assistênci­a médica às populações.

Fernando Cassanga disse que a maior parte dos médicos vai reforçar o novo hospital geral da província, inaugurado em Agosto, com capacidade de 200 camas de internamen­to, considerad­o uma das unidades mais modernas de Angola, com tecnologia de ponta. MUNICÍPIO DE CAMANONGUE NO MOXICO

 ??  ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Novos médicos prometem trabalhar com zelo e dedicação
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Novos médicos prometem trabalhar com zelo e dedicação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola