Jornal de Angola

Menina de 13 anos salva oito vidas

-

A doação de órgãos de Jemima Layzell, uma menina de 13 anos, na Inglaterra, permitiu salvar oito vidas, incluindo a de cinco crianças. Jemima Layzell, de Somerset (Reino Unido), morreu em 2012 de um aneurisma cerebral, mas a sua contribuiç­ão só foi revelada esta semana pelo Sistema de Saúde Britânico, o NHS.

Graças à permissão dos pais da criança, foram doados o coração, o pâncreas, os pulmões, os rins, o intestino delgado e o fígado de Jemima.

Os pais lembram-se dela como uma menina inteligent­e, caridosa e criativa. “Temos certeza de que ela ficaria muito orgulhosa do seu legado”, disseram.

O Departamen­to de Sangue e Transplant­es do NHS assegurou que nenhum outro doador tinha ajudado tanta gente antes.

Jemima sofreu um desmaio enquanto ajudava a organizar a festa de aniversári­o de 38 anos da mãe. Quatro dias depois, ela morreu no Hospital Infantil de Bristol, na Inglaterra.

O coração, o intestino delgado e o pâncreas foram transplant­ados para três pessoas diferentes, enquanto outras duas pessoas receberam os rins.

O seu fígado foi dividido em dois e transplant­ado para outras duas pessoas e os seus dois pulmões foram para o mesmo paciente.

Uma doação pode alcançar até 2,6 transplant­es e o número de oito vidas salvas é muito incomum. A mãe de Jemima, Sophy Layzell, e o pai, Harvey Layzell, disseram que sabiam que a garota queria ser doadora porque conversara­m com ela sobre o assunto algumas semanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola