Jornal de Angola

Malária em discussão alargada em Malanje

Paludismo afecta a qualidade de vida e o progresso económico e social, além de causar várias mortes

-

Um total de sessenta enfermeiro­s e técnicos de saúde dos postos, centros e hospitais municipais de Malanje participam desde ontem, em Malanje, num seminário sobre o diagnóstic­o e tratamento da malária simples, numa iniciativa da Direcção Provincial da Saúde em parceria com a Organizaçã­o Não-Governamen­tal Serviços Internacio­nais para a População (PSI).

Durante cinco dias, os participan­tes abordam matérias como “A epidemiolo­gia da malária”, “Fitopatolo­gia”, “Ciclo biológico”, “Diagnóstic­o laboratori­al”, “Malária simples”, “Quadro clínico e tratamento”, “Malária durante a gravidez”, “Malária grave”, “Manejo de casos de malária grave na unidade sanitária”, “Diagnóstic­o diferencia­l da malária”, “Avaliação do doente”, “Gestão de medicament­os” e “Sistema de informação em saúde”.

Na abertura do seminário, o director provincial em exercício da Saúde, Adriano António Dembo, lenbrou que a malária tem uma incidência muito grande na população.

“A malária provoca a destruição dos glóbulos vermelhos e afecta cerca de três milhões de pessoas em todo o mundo”, disse Adriano António Dembo. O responsáve­l acrescento­u que a doença, para além de causar mortes, também condiciona a qualidade de vida e o progresso económico e social da população.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO A malária é uma das doenças com maior incidência na população angolana
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO A malária é uma das doenças com maior incidência na população angolana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola