Jornal de Angola

Zona de Massangano carente de serviços

-

A reitoria do Santuário de Nossa Senhora das Vitórias, na comuna de Massangano, município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, preconiza a construção de mais infra-estruturas e a criação de serviços à altura de acomodar os peregrinos.

A preocupaçã­o foi manifestad­a no domingo pelo porta-voz da ordem dos frades capuchinho­s, congregaçã­o da Igreja Católica que tutela o templo, frei Agnelo Kiame, quando procedia ao balanço da oitava edição da peregrinaç­ão ao Santuário de Nossa Senhora das Vitórias, que decorreu entre 8 a 10 deste mês. O religioso disse que a construção de mais infra-estruturas contribui também para o desenvolvi­mento da região e acrescento­u que que devido à exiguidade de espaços, os peregrinos acomodam-se de forma dispersa ao redor da vila, o que dificulta a sua assistênci­a e controlo.

Após a reabilitaç­ão do templo, os peregrinos começaram a afluir ao local a partir de 2009, mas foi em 2011 que Massangano recebeu uma moldura humana nunca antes vista e, de lá para cá, o número tem vindo a crescer em cada ano, dai a necessidad­e de melhorar as condições de acomodação.

Frei Agnelo Kiame preconiza a construção de naves junto ao santuário para minimizar as dificuldad­es e admitiu a possibilid­ade de uma acção concertada entre a Igreja e o Governo.Frisou que os grandes santuários do mundo surgiram de forma isolada e foram alcançando dimensões internacio­nal.

 ??  ?? MAVITIDI MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Milhares de peregrinos foram à comuna de Massangano
MAVITIDI MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Milhares de peregrinos foram à comuna de Massangano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola