Jornal de Angola

Festival em Catete dos 95 anos de Neto

-

A Fundação Dr. Agostinho Neto realiza de 1 a 29 do próximo mês, em Catete, Luanda, a sétima edição do FESTINETO, por ocasião do 95º aniversári­o natalício do fundador da Nação.

Diversas actividade­s sociais e culturais estão previstas em todo país, para divulgar a vida e obra de Agostinho Neto, o estadista, médico, poeta e homem de cultura.

A Fundação Dr. Agostinho Neto realiza de 1 a 29 do próximo mês, em Catete, Luanda, a sétima edição do FESTINETO, por ocasião do 95º aniversári­o natalício do fundador da Nação.

Destaque para a abertura oficial da exposição “Vida de Agostinho Neto em Banda Desenhada” no dia 1 do próximo mês, no Belas Shopping, arredores da cidade de Luanda.

De acordo com o programa das festividad­es, no dia 11 de Setembro está previsto o lançamento da obra literária “Exílios - Testemunho­s de exilados e desertores portuguese­s na Europa, do DVD “Cubanos falam de Agostinho Neto”, e a outorga de uma honraria à Agostinho Neto, pela associação dos Caimaneiro­s.

No quadro das celebraçõe­s do aniversári­o do primeiro Presidente de Angola, o Parque da Independên­cia, em Luanda, vai acolher a Feira da Literatura, Cultura e Artes, que contará com exposições internacio­nais de gastronomi­a e cultura.

Estadista convicto

O Governo da Província do Zaire considerou o primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, um nacionalis­ta e Estadista convicto que lutou para a conquista da Independên­cia Nacional e do bem-estar do povo angolano.

Um comunicado de exortação tornado público ontem em Mbanza Kongo, por ocasião do Dia do Herói Nacional, a assinalar-se no próximo domingo, refere que Agostinho Neto legou aos angolanos um país livre e independen­te do jugo colonial português. António Agostinho Neto, que esteve à frente dos destinos de Angola de 1975 a 1979, colocava unidade nacional no centro das suas preocupaçõ­es, daí ter proclamado o slogan “de Cabinda ao Cunene, um só Povo e uma só Nação”, refere ainda o documento.

 ??  ?? ARQUIVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Actividade­s marcam o Dia do Herói Nacional
ARQUIVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Actividade­s marcam o Dia do Herói Nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola