Jornal de Angola

Rússia e Bielorrúss­ia realizam manobras

Moscovo tranquiliz­a ocidente sobre a finalidade dos exercícios, mas a OTAN tem desconfian­ça

-

As manobras militares da Rússia e Bielorrúss­ia “Zapad-2017” (Oeste2017) começaram ontem no território destes Estados, em áreas que fazem fronteira com a União Europeia (UE), apesar de críticas da OTAN e alguns países ocidentais, que acusam Moscovo de mobilizar cerca de 100 mil soldados para os exercícios, noticiou a EFE.

“As manobras "Zapad-2017" são realizadas sob o comando dos chefes dos Estados maiores da Rússia e a Bielorrúss­ia e constituem na última etapa da instrução conjunta das forças armadas dos dois países”, refere um comunicado divulgado pelo Ministério russo da Defesa. Moscovo e Minsk sustentam que as manobras têm um carácter exclusivam­ente defensivo e que nelas participam 12.700 militares, entre eles 7.200 bielorruss­os e o restante de soldados russos. Os exercícios “não são dirigidos contra nenhum Estado nem conjunto de países”, disse o Ministério russo. O comandante do distrito militar ocidental da Rússia, Andrei Kartapolov, explicou na véspera que o roteiro dos exercícios é que “as forças devem enfrentar grupos extremista­s que penetraram no território da União Estatal (da Rússia e a Bielorrúss­ia) para realizar atentados terrorista­s”.

De acordo com Moscovo, participam cerca de 70 aviões e helicópter­os, quase 700 peças de armamento e veículos militares, incluindo tanques.

 ??  ?? VADIM SAVITSKY | AFP Aperfeiçoa­mento da arte militar conta com a participaç­ão de centenas de tropas
VADIM SAVITSKY | AFP Aperfeiçoa­mento da arte militar conta com a participaç­ão de centenas de tropas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola