Jornal de Angola

Parlamento regional vota sobre separação

-

O Parlamento do Curdistão iraquiano, que não se reúne há mais de dois anos, pronuncia-se hoje sobre o referendo de independên­cia de 25 de Setembro, três dias depois da votação contrária à consulta pelo Parlamento de Bagdade, noticiou a AFP.

“O Parlamento reúne-se sexta-feira (hoje) para dar um marco legal ao referendo”, afirmou na quartafeir­a o porta-voz da assembleia da região autónoma do norte do Iraque.

A votação estava prevista, a princípio, para ontem (quinta-feira), “mas o prazo para convocar uma votação é de 48 horas para permitir a chegada dos membros que moram fora de Erbil”, acrescento­u o porta-voz,

O Parlamento federal iraquiano votou contra a consulta popular na quinta-feira.

Outros países vizinhos temem que as ideias separatist­as de Erbil se propaguem para as suas próprias comunidade­s curdas. Até agora, o referendo, anunciado pelo Presidente curdo, Masud Barzani, não foi assumido pelas instituiçõ­es locais, levando em consideraç­ão que o mandato de Barzani terminou há dois anos e que o Parlamento não se reúne no mesmo período.

No próximo dia 25 de Setembro, quase 5,5 milhões de curdos serão chamados às urnas para votar a favor ou contra a independên­cia do Curdistão iraquiano.

 ??  ?? SAFIN HAMED | AFP Presidente curdo Masud Barzani anunciou referendo
SAFIN HAMED | AFP Presidente curdo Masud Barzani anunciou referendo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola