Jornal de Angola

Violência doméstica diminui no Huambo

- Tatiana Marta

Um total de 630 casos de violência doméstica foi registado, de Janeiro a Agosto deste ano, contra 790, ocorridos no mesmo período do ano passado, na província do Huambo, informou ontem a chefe de departamen­to para as Políticas Familiares da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher.

Aldina Margarida disse que a Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, com destaque para o sector social e parceiros do Governo continuam empenhados na procura de soluções para os vários casos de violência, que se registam nos lares. “Quase todos os casos estão relacionad­os com o uso excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e pobreza”.

A chefe de departamen­to para a Política Familiar realçou que, entre os casos mais frequentes se destacam agressão física, fuga à paternidad­e, ofensas corporais, incumprime­nto de mesadas, privação de bens, retirada da criança, esfaqueame­nto, queimadura­s e assédio sexual.

Segundo a chefe da Política Familiar, os casos de conflitos familiares e violência no género tendem a diminuir na província, na sequência das palestras que são promovidas pela direcção provincial em todos os municípios.

Por outro lado, a chefe de departamen­to de Género, Analide Joaquim, afirmou que desde 2016 mais de 813 mulheres rurais e 232 homens aprenderam a fabricar sabão caseiro.

O projecto visa dotar as famílias de técnicas que lhes permitem produzir o produto, com vista a obterem um ofício para garantir a sua sustentabi­lidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola