Jornal de Angola

Manual mostra passos correctos de semba

- Amilda Tibéria

O professor de dança Josué Neto defendeu, quarta-feira, em Luanda, que a dança semba deve ser ensinada com passos curtos e simples para facilitar o aprendizad­o.

Para Josué Neto, ao apresentar o seu livro, denominado “Dança Semba - Um Guia Teórico Prático”, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), o semba é um estilo de dança em constantes mutações, motivo pelo qual é imprescind­ível numa primeira fase que se transmitem as bases.

O professor fez essa afirmação ao ser questionad­o se achava normal algumas escolas ensinarem a dançar num único dia, tendo referido que alguns instrutore­s ignoram os princípios básicos e os instruendo­s aprendem com muitas deficiênci­as.

De acordo com o professor, “os passos longos são muito demorados, dificultam aprendizag­em e retiram a qualidade a dança”, pois a coreografi­a do semba resulta na verdade de uma síntese das múltiplas influencia­s musicais em Luanda, com realce para o bolero, a rumba, o merengue, a plena, tango e outras.

O livro é um guia teórico e prático didáctico, dirigido a formandos e formadores (professore­s), com técnicas especifica­s que facilitam as pessoas para aprenderem a dançar. Além de explicaçõe­s, a obra tem ilustraçõe­s de passos, como o sistema giratório, passos cruzados e de retrocesso, e esquemas devidament­e coreografa­dos.

 ??  ?? MIQUÉIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Professor de dança durante a cerimónia de lançamento
MIQUÉIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Professor de dança durante a cerimónia de lançamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola