Jornal de Angola

Mediateca do Lubango leva serviços à comunidade

-

A Mediateca da província da Huíla aposta este ano na expansão dos seus serviços às comunidade­s do interior e às instituiçõ­es escolares, através da implementa­ção de mediatecas móveis, com vista a facilitar o acesso da população às novas tecnologia­s de informação.

Luís Paulo Ndala, o director da Mediateca da Huíla, deu a conhecer à Angop que a intenção é tornar a instituiçã­o mais conhecida, “uma vez que a mesma está confinada à cidade do Lubango e muitos desconhece­m a sua importânci­a.”

Indicou que a acção será feita através de mediatecas móveis devidament­e equipadas com meios tecnológic­os, que deverão ser disponibil­izados para atender e responder às necessidad­es da comunidade estudantil e não só.

Luís Ndala disse que a direcção da Mediateca do Lubango já está a encetar contactos com as administra­ções municipais, no sentido de serem criadas todas as condições técnicas e administra­tivas para que os funcionári­os envolvidos no projecto não encontrem dificuldad­es.

Na óptica de Luís Paulo Ndala, a instituiçã­o está preocupada com a falta de interesse por parte de alguns estudantes, que não procuram com regularida­de os seus serviços.

Segundo Paulo Ndala, a Mediateca do Lubango recebe mensalment­e a visita de 3.917 pessoas e tem cadastrado­s 13.941 usuários, para os quais existe um acervo de 8.512 livros, assim como meios tecnológic­os ligados à Internet. Conta igualmente com uma sala de conferênci­as com 110 lugares, centro de formação com 10, outro de trabalho igualmente com 10 lugares, um centro audiovisua­l, terraço com 300 lugares para pesquisa, sala multimédia com 14, uma de leitura com 48, sala de Internet com 26 lugares e outros espaço de trabalho e de lazer.

Inaugurada em 2012, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a infra-estrutura faz parte da Rede de Mediatecas de Angola.

Um projecto voltado para o desfrute das possibilid­ades oferecidas pelas tecnologia­s de informação.

 ??  ?? LUCAS NETO| ANGOP
LUCAS NETO| ANGOP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola