Ra­mapho­sa tem o apoio de sin­di­ca­tos

Jornal de Angola - - PARTADA -

A re­pre­sen­ta­ção do Con­gres­so dos Sin­di­ca­tos de tra­ba­lha­do­res da Áfri­ca do Sul na pro­vín­cia do Ca­bo Oci­den­tal ma­ni­fes­tou apoio à can­di­da­tu­ra de Cy­ril Ra­mapho­sa, à pre­si­dên­cia do ANC.

A re­pre­sen­ta­ção do Con­gres­so dos Sin­di­ca­tos de tra­ba­lha­do­res da Áfri­ca do Sul (Co­sa­tu) na pro­vín­cia do Ca­bo Oci­den­tal ma­ni­fes­tou quin­ta-fei­ra o seu apoio à can­di­da­tu­ra de Cy­ril Ra­mapho­sa à pre­si­dên­cia do ANC, um as­sun­to que vai ser de­ci­di­do na sua con­fe­rên­cia na­ci­o­nal a ter lu­gar em De­zem­bro pró­xi­mo.

O apoio da Co­sa­tu a Ra­mapho­sa, ac­tu­al vi­ce­pre­si­den­te da Áfri­ca do Sul, foi ma­ni­fes­ta­do du­ran­te uma reu­nião de di­ri­gen­tes sin­di­cais da pro­vín­cia do Ca­bo Oci­den­tal, re­a­li­za­da quar­ta­fei­ra. Tony Eh­ren­rei­ch, lí­der do Con­gres­so Na­ci­o­nal Afri­ca­no (ANC) no Ca­bo Oci­den­tal, ma­ni­fes­tou o in­te­res­se do par­ti­do que go­ver­na a Áfri­ca do Sul a re­gres­sar à sua es­sên­cia.

“Res­tau­rar a ali­an­ça e im­ple­men­tar os es­ta­tu­tos do ANC são as­sun­tos de ur­gên­cia”, dis­se o di­ri­gen­te, após con­si­de­rar que uma par­te cen­tral des­sa es­tra­té­gia é as­se­gu­rar que Ra­mapho­sa se con­ver­ta no pró­xi­mo pre­si­den­te da or­ga­ni­za­ção.

A con­fe­rên­cia na­ci­o­nal do ANC tem lu­gar de 16 a 20 de De­zem­bro, na pro­vín­cia de Gau­teng. Nes­se en­con­tro, se­rá elei­ta a no­va di­rec­ção des­ta or­ga­ni­za­ção po­lí­ti­ca que di­ri­ge os des­ti­nos da Áfri­ca do Sul des­de a abo­li­ção do re­gi­me do apartheid em 1994. Ciryl Ra­mapho­sa e Nko­sa­sa­na Dla­mi­ni Zu­ma são, até ao momento, os prin­ci­pais con­cor­ren­tes à li­de­ran­ça do ANC. Dla­mi­ni Zu­ma, ex-mi­nis­tra da Saú­de, Re­la­ções In­ter­na­ci­o­nais e Co­o­pe­ra­ção e do In­te­ri­or, além de ter si­do a pri­mei­ra mu­lher a pre­si­dir a União Afri­ca­na, con­ta com o apoio da li­ga fe­mi­ni­na do ANC e do Che­fe de Es­ta­do, Ja­cob Zu­ma. Re­cen­te­men­te, o ANC vi­veu mo­men­tos ten­sos no seu seio de­vi­do a ale­ga­dos es­cân­da­los que en­vol­vi­am o pre­si­den­te do par­ti­do, Ja­cob Zu­ma, que, en­tre­tan­to, so­bre­vi­veu a uma mo­ção de cen­su­ra da opo­si­ção no Par­la­men­to.

Em De­zem­bro, o ANC de­ve ele­ger o seu no­vo lí­der, que su­ce­de­rá a Ja­cob Zu­ma, nes­se im­por­tan­te posto.

MI­KE HUTCHINGS PO­OL Cy­ril Ra­mapho­sa

MI­KE HUTCHINGS | PO­OL | AFP Cy­ril Ra­mapho­sa po­de con­cor­rer com Dla­mi­ni Zu­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.