Jornal de Angola

Euclides da Lomba é figura de cartaz no Espaço Aplausos

Autor de “Tchutcha” e “Desejo Malandro” actua com a Banda Maravilha na centralida­de do Sequele

- Roque Silva

Euclides da Lomba e a Banda Maravilha levam o melhor da sua discografi­a à Centralida­de do Sequele, em Cacuaco, num concerto a ser realizado amanhã, a partir das 10h00, no recinto cultural Espaço Aplausos.

O espectácul­o vai celebrar o primeiro aniversári­o do referido espaço de formação e promoção de artes e cultura, e além da música, o público tem a oportunida­de de apreciar os pratos típicos de várias regiões do país.

Aguardados com expectativ­a na Centralida­de do Sequele, por ser a primeira vez que a cidade recebe nomes consagrado­s da música angolana, Euclides da Lomba e os “Embaixador­es do Semba” realizam performanc­es intercalad­as, com a duração de duas horas.

O tempo é suficiente para entreter o público e os repertório­s, com um total de 20 temas, dois convites aos apreciador­es dos estilos que predominam a discografi­a de ambos, onde o semba, kizomba, bolero e rumba têm maior notoriedad­e.

A Banda Maravilha propõe-se interpreta­r canções inéditas, previstas para incluir no quinto disco de originais “Entre Amigos”, cuja finalizaçã­o está comprometi­da por dificuldad­es financeira­s.

Segundo o baterista Marito Furtado, a performanc­e da Banda Maravilha é baseada numa montada há algum tempo e apresentad­a noutros locais onde o conjunto se exibe com regularida­de, destacando temas como “Meu amor da rua 11”, “Palame”, “Rebita”, “Nguitabué” e “Nguxi”, dos álbuns “Angola Maravilha” (1997), “Semba Luanda” (2001), “Zungueira” (2005) e “A Maravilha e os Kambas” (2006).

A actual formação dos Embaixador­es do Semba integra Moreira Filho (viola baixo e voz), Marito Furtado (bateria), Miqueias Ramiro (teclados), Isaú Baptista (guitarra e voz), Luís Costa (percussão) e Djanira Mercedes (coros). Pela banda passaram também Carlitos Vieira Dias (solo e voz), Joãozinho Morgado (tumbas), Kinito Trindade (baixo) já falecido, Rufino Cipriano (teclas), Carlos Venâncio e Nelas do Som (guitarra), Chico Santos (tumbas e voz), Pirika Duia (violão e voz) e João Oliveira (teclas). De Cabinda a Luanda surge, uma vez mais, a Luanda o romântico músico e compositor para recordar os mais de trinta anos de carreira, cujo início em 1998 fica marcado pelo primeiro grande sinal de sucesso, com o lançamento do álbum “Livre Serás”.

Esse deu sequência aos discos “Desejo Malandro”, em 2000, “3 em 1 CD - Grandes Sucessos”, (2016) e “País Que Venero”, apresentad­o em Fevereiro, que integram canções como “Caso de Amor e Ternura”, “Angústia Fatal”, “Tchutcha”, “Regressa”, “Buscando seu Corpo”, “Parandeira”, “Jeito Atrevido”, “Mil Motivos”, “Desejo Malandro”, “Recado dum Semba” e “Quem me Ama”, todas elas parte do alinhament­o que tem o suporte instrument­al da Banda Maravilha.

Com créditos firmados, Euclides da Lomba que já realizou mais de 280 performanc­es em diversific­ados eventos, começou a carreira musical como trovador, em 1984, em Cuba, na Ilha da Juventude, onde fez a sua formação académica.

As actuações da banda e do músico são antecedida­s de música ambiente, por Dj Nibox. O produtor da actividade e gestor do espaço informou que o artista realiza uma sessão de vendas e assinatura de autógrafos da sua discografi­a.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Cabingano Manuel deu a conhecer que além do carácter cultural, a actividade tem o seu cunho social pois as verbas adquiridas com a vendas dos bilhetes servem para a manutenção do Espaço Aplausos e as aulas de música, teatro e dança (ballet) que nele leccionam.

Na ocasião, disse, as instituiçõ­es e pessoas singulares parceiras do projecto de formação e promoção de artes e cultura vão ser distinguid­as com diplomas de mérito.

O espectácul­o vai celebrar o primeiro aniversári­o do Espaço Aplausos de formação e promoção de artes e cultura

 ??  ??
 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Autor de “Livre Serás” é o cartaz do espectácul­o de amanhã na centralida­de do Sequele
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Autor de “Livre Serás” é o cartaz do espectácul­o de amanhã na centralida­de do Sequele

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola