Ma­ria Eu­gé­nia de­fen­de mai­or di­vul­ga­ção da obra de Ne­to

Jornal de Angola - - PARTADA - Amil­da Ti­bé­ria

A es­cri­to­ra e viú­va do pri­mei­ro Pre­si­den­te de An­go­la, Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to, de­fen­deu, on­tem em Lu­an­da, ser im­por­tan­te con­ti­nu­ar a di­vul­gar e di­fun­dir os prin­ci­pais fei­tos dos he­róis na­ci­o­nais, co­mo for­ma de trans­mi­tir um le­ga­do po­si­ti­vo às no­vas ge­ra­ções.

No ac­to de aber­tu­ra da Fei­ra da Li­te­ra­tu­ra, Cul­tu­ra e Ar­tes, que de­cor­re na Pra­ça da In­de­pen­dên­cia, com ex­po­si­ções in­ter­na­ci­o­nais de gas­tro­no­mia e cul­tu­ra, Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to dis­se es­pe­rar que as di­ver­sas ac­ti­vi­da­des mar­ca­das para ce­le­brar o Dia do He­rói Na­ci­o­nal, que se as­si­na­la ama­nhã, con­ti­nu­em a di­vul­gar a vi­da e obra de Agos­ti­nho Ne­to co­mo Es­ta­dis­ta, mé­di­co, po­e­ta e ho­mem de cul­tu­ra.

Ma­ria Eu­ge­nia Ne­ta re­cor­dou aos mais jo­vens, prin­ci­pal­men­te, que foi no Lar­go 1º de Maio (Lar­go da In­de­pen­dên­cia), on­de se pro­cla­mou a In­de­pen­dên­cia de An­go­la, há sen­si­vel­men­te 42 anos. “De­ve­mos apos­tar ca­da vez mais em pro­gra­ma cul­tu­rais que in­cen­ti­vem os jo­vens a co­nhe­ce­rem me­lhor as gran­des re­fe­rên­ci­as do na­ci­o­na­lis­mo no país.”

Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to dis­se que a pre­sen­ça na fei­ra do ter­cei­ro vo­lu­me de Ban­da De­se­nha­da so­bre a vi­da e obra de Ne­to in­ti­tu­la­do “A vi­tó­ria é cer­ta” e a apre­sen­ta­ção do li­vro “A obra de Agos­ti­nho Ne­to co­mo edu­ca­dor so­ci­al em An­go­la”, de Rosa de Li­ma, faz com que os mes­mos sejam ad­qui­ri­dos pe­lo pú­bli­co, por reu­ni­rem con­teú­dos im­por­tan­tes so­bre a his­tó­ria de Ne­to.

A res­pon­sá­vel ape­lou, prin­ci­pal­men­te aos es­tu­dan­tes, para vi­si­ta­rem a fei­ra, por reu­nir vá­ri­as dis­ci­pli­nas ar­tís­ti­cas, co­mo uma ex­po­si­ção in­ter­na­ci­o­nal de gas­tro­no­mia e cul­tu­ra, em que vão par­ti­ci­par du­as de­ze­nas de paí­ses, atra­vés das su­as em­bai­xa­das acre­di­ta­das em An­go­la, on­de os re­pre­sen­tan­tes dos paí­ses con­vi­da­dos vão exi­bir o me­lhor da sua cu­li­ná­ria em ses­sões de de­gus­ta­ção.

A Fun­da­ção Dr. Agos­ti­nho Ne­to re­a­li­za até 29 des­te mês, em Ca­te­te, Lu­an­da, a sé­ti­ma edi­ção do FESTINETO.

DOMBELE BER­NAR­DO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Ma­ria Eu­gé­nia Ne­to on­tem du­ran­te a vi­si­ta à ex­po­si­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.