Jornal de Angola

Destacada a influência de Neto para África

-

A influência do primeiro Presidente de Angola para a luta de libertação contra os regimes coloniais que predominav­am em África, principalm­ente na região austral, foi destacada, quinta-feira, na cidade do Uíge, durante uma palestra com o tema “A contribuiç­ão do Dr. António Agostinho Neto na libertação de Angola e de África, em particular a região austral, bem como os esforços para a conquista da paz em todo território nacional”.

A vice-governador­a para o sector Político e Social, Maria Fernandes da Silva, avançou que António Agostinho Neto foi um Estadista e nacionalis­ta de reconhecim­ento internacio­nal que, com o espírito de solidaried­ade, contribuiu para a causa dos povos que necessitav­am de liberdade e desencadeo­u intensas acções diplomátic­as que permitiram a afirmação das Repúblicas da Namíbia, Zimbabwe e África do Sul como nações livres da opressão colonial.

O primeiro Presidente de Angola, sublinhou, foi também um dos principais impulsiona­dores para a criação da Organizaçã­o de Unidade Africana (OUA), que tem como objectivo a defesa da supremacia da “negritude” e do “africanism­o” no contexto internacio­nal.

Maria Fernandes da Silva disse que “ao lembrarmos de Agostinho Neto, estamos a valorizar os nossos heróis nacionais e dizer que foram eles que deram as suas vidas para que hoje estejamos a desfrutar dos bons momentos de paz.” Apelou aos jovens para seguirem o exemplo de Agostinho Neto.

 ??  ?? RAFEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA Efectivos das FAA participar­am numa palestra sobre Neto
RAFEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA Efectivos das FAA participar­am numa palestra sobre Neto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola