Jornal de Angola

Mandato da ONU prorrogado até 2018

-

O Conselho de Segurança (CS) da Organizaçã­o das Nações Unidas adoptou por unanimidad­e, na quintafeir­a, uma resolução que prorroga o mandato da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) até 15 de Setembro de 2018.

A resolução do CS da ONU estipula que “a missão assume, enquanto missão política integrada, a mediação e as negociaçõe­s para apoiar a execução de um processo político inclusivo no quadro do Acordo Político líbio e continuar a aplicação deste protocolo.”

A resolução do CS, apresentad­a pela Grã-Bretanha, exorta a UNSMIL a continuar a reforçar a sua presença em Tripoli e em todo o território líbio à medida que as condições de segurança o permitirem.

A 20 de Junho último, a mesma instituiçã­o aprovou a nomeação do ex-ministro libanês da Cultura, Ghassan Salamé, como seu enviado na Líbia, em substituiç­ão de Martin Kobler, que dirigiu a UNSMIL desde Novembro de 2015. O processo político na Líbia está no impasse há vários meses, devido à incapacida­de dos protagonis­tas líbios de se entenderem sobre a aplicação do Acordo Político líbio, assinado a 17 Dezembro de 2015 em Skhirat, em Marrocos. A Líbia continua dividida entre dois governos e dois parlamento­s, um que actua em Tripoli e outro na região de Benghazi, além de vários grupos tribais armados que rejeitam a autoridade de Tripoli. A capital líbia, que continua mergulhada na inseguranç­a crónica desde a queda e assassinat­o de Muammar Kadhafi em 2011, está sob fogo cruzado de dezenas de milícias

Um governo de união apoiado pela ONU obteve o consenso de algumas das milícias desde que entrou em funções em Março de 2016, mas várias zonas ainda continuam fora do seu controlo. O país enfrenta igualmente a crise de migração com milhares de pessoas a tentarem a travessia através do Mediterrân­eo para chegarem à Europa.

 ??  ?? MUHMUD TURKIA | AF ONU quer ajudar a resolver o impasse político na Líbia
MUHMUD TURKIA | AF ONU quer ajudar a resolver o impasse político na Líbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola