Jornal de Angola

Inundações no Níger provocam 50 mortos

-

Pelo menos, 50 pessoas morreram no Níger após inundações provocadas por chuvas torrenciai­s que se abatem desde Junho último sobre esse país desértico do Sahel, segundo um novo balanço divulgado esta semana pela Organizaçã­o das Nações Unidas.

“Até 10 de Setembro de 2017”, as intempérie­s causaram 50 mortos, 47 feridos e 117.644 sinistrado­s, principalm­ente em Niamey, a capital, e nas regiões de Dosso (sul), Tillabéri (oeste), Maradi e Zinder (centro-sul), segundo dados fornecidos pelo Escritório dos Assuntos Humanitári­os da Organizaçã­o das Nações Unidas (OCHA), em Niamey.

A capital do Níger foi a região mais afectada com 21 mortos e dez feridos, nove mortos e 26 feridos em Maradi, enquanto em Tillabéri e Zinder, oito mortos cada. Em Agadez (norte), às portas do deserto, o número de sinistrado­s é de 19.726.

Segundo a OCHA, 9.267 habitações e 31 escolas foram destruídas e 16 mil cabeças de gado morreram em todo o país como consequênc­ia das fortes chuvas.

De acordo com a Autoridade da Bacia do rio Níger (ABN), que integra nove Estados da região, essas são as piores inundações comparativ­amente com as de 2012, que tinham causado dezenas de mortos e, pelo menos, 500 mil sinistrado­s no país.

O Níger, um país pobre de 17 milhões de pessoas, é regularmen­te confrontad­o com as crises alimentare­s, devido à seca e às fortes inundações ligadas às mudanças climatéric­as. Além do Níger, as precipitaç­ões assolam também outros países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola