Inun­da­ções no Ní­ger pro­vo­cam 50 mor­tos

Jornal de Angola - - MUNDO -

Pe­lo me­nos, 50 pes­so­as mor­re­ram no Ní­ger após inun­da­ções pro­vo­ca­das por chu­vas tor­ren­ci­ais que se aba­tem des­de Ju­nho úl­ti­mo so­bre es­se país de­sér­ti­co do Sahel, se­gun­do um no­vo ba­lan­ço di­vul­ga­do es­ta se­ma­na pe­la Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das.

“Até 10 de Se­tem­bro de 2017”, as in­tem­pé­ri­es cau­sa­ram 50 mor­tos, 47 fe­ri­dos e 117.644 si­nis­tra­dos, prin­ci­pal­men­te em Ni­a­mey, a ca­pi­tal, e nas re­giões de Dos­so (sul), Til­la­bé­ri (oes­te), Ma­ra­di e Zin­der (cen­tro-sul), se­gun­do da­dos for­ne­ci­dos pe­lo Es­cri­tó­rio dos As­sun­tos Hu­ma­ni­tá­ri­os da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das (OCHA), em Ni­a­mey.

A ca­pi­tal do Ní­ger foi a re­gião mais afec­ta­da com 21 mor­tos e dez fe­ri­dos, no­ve mor­tos e 26 fe­ri­dos em Ma­ra­di, en­quan­to em Til­la­bé­ri e Zin­der, oi­to mor­tos ca­da. Em Aga­dez (nor­te), às por­tas do de­ser­to, o nú­me­ro de si­nis­tra­dos é de 19.726.

Se­gun­do a OCHA, 9.267 ha­bi­ta­ções e 31 es­co­las fo­ram des­truí­das e 16 mil ca­be­ças de ga­do mor­re­ram em to­do o país co­mo con­sequên­cia das for­tes chu­vas.

De acor­do com a Au­to­ri­da­de da Ba­cia do rio Ní­ger (ABN), que in­te­gra no­ve Es­ta­dos da re­gião, es­sas são as pi­o­res inun­da­ções com­pa­ra­ti­va­men­te com as de 2012, que ti­nham cau­sa­do de­ze­nas de mor­tos e, pe­lo me­nos, 500 mil si­nis­tra­dos no país.

O Ní­ger, um país po­bre de 17 mi­lhões de pes­so­as, é re­gu­lar­men­te con­fron­ta­do com as cri­ses ali­men­ta­res, de­vi­do à se­ca e às for­tes inun­da­ções li­ga­das às mu­dan­ças cli­ma­té­ri­cas. Além do Ní­ger, as pre­ci­pi­ta­ções as­so­lam tam­bém ou­tros paí­ses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.