Jornal de Angola

Feiras transfront­eiriças desenvolve­m economias

- Madalena José

Angola deve criar feiras transfront­eiriças não só com a RDC, mas com outros países vizinhos, como a Namíbia, República do Congo e com a Zâmbia, com vista a captar mais divisas para a economia nacional.

A opinião é do presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, para quem a responsabi­lidade do controlo na fronteira de Angola junto à República Democrátic­a do Congo (RDC) é de ambos os países. Com a criação de feiras, sublinhou, os empresário­s e os respectivo­s países saem a ganhar.

Questionad­o sobre o facto de as autoridade­s congolesas proibirem a importação de vários bens de consumo por um período de seis meses na região ocidental da República Democrátic­a do Congo, para combater o contraband­o e proteger a indústria local, José Severino disse que a RDC tentou abordar o tema com Angola e os países vizinhos. Com o silêncio de Angola, a RDC tomou medidas preventiva­s e suspendeu as trocas comerciais na sua fronteira.

José Severino salientou a importânci­a de ambas as partes dividirem a responsabi­lidade, e que a suspensão por seis meses é sinal de que as relações vão continuar, mas com mais controlo. Tornada pública a 28 de Agosto pela AFP, que cita o ministro do Comércio da RDC, Jean Lucien Busa, a medida da RDC proibir a importação de cimento, açúcar, cerveja e refrigeran­tes, a partir de Angola, para “pôr fim à fraude e ao contraband­o.”

A medida visou também proteger a indústria local do risco de ser absorvida por comerciant­es que cobram preços abaixo dos custos de produção, rejeitando a tese de o país estar a adoptar o proteccion­ismo. Na região do sudeste da RDC, na fronteira com Angola, existe um mercado próspero, que atrai pequenos comerciant­es que compram a preços “extremamen­te baixos”.

 ??  ?? ANGOP Mercado de Luvo está reduzido a receber apenas bens da RDC
ANGOP Mercado de Luvo está reduzido a receber apenas bens da RDC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola