Con­tra­ta­ção pú­bli­ca por via elec­tró­ni­ca

Jornal de Angola - - ECONOMIA -

A con­tra­ta­ção pú­bli­ca pas­sa a ser fei­ta por via elec­tró­ni­ca com a re­cen­te cri­a­ção do Sis­te­ma Na­ci­o­nal da Con­tra­ta­ção Pú­bli­ca Elec­tró­ni­ca e o re­gu­la­men­to so­bre o seu fun­ci­o­na­men­to, anun­ci­ou o Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças num co­mu­ni­ca­do de im­pren­sa.

O Mi­nis­té­rio da Fi­nan­ças que pu­bli­cou, no dia 6 de Se­tem­bro de 2017, o De­cre­to Pre­si­den­ci­al n.º 202/17, diz que, com a pu­bli­ca­ção do di­plo­ma, es­tão cri­a­das as con­di­ções que ser­vem de su­por­te le­gal à ac­ti­vi­da­de de con­tra­ta­ção pú­bli­ca elec­tró­ni­ca.

Por meio do Ser­vi­ço Na­ci­o­nal de Con­tra­ta­ção Pú­bli­ca (SNCP), o Mi­nis­té­rio das Fi­nan­ças le­vou a ca­bo, des­de quar­ta-fei­ra até on­tem, na pro­vín­cia de Ben­gue­la, uma ac­ção de “for­ma­ção de for­ma­do­res”, ten­do em vis­ta a ca­pa­ci­ta­ção dos téc­ni­cos que de­vem dar su­por­te à ac­ti­vi­da­de de con­tra­ta­ção pú­bli­ca elec­tró­ni­ca e ga­ran­tir que ha­ja agen­tes de mu­dan­ça e su­ces­so da ini­ci­a­ti­va.

A for­ma­ção te­ve co­mo pú­bli­co-al­vo téc­ni­cos do Ser­vi­ço Na­ci­o­nal da Con­tra­ta­ção Pú­bli­ca (SNCP), da Di­rec­ção Na­ci­o­nal do Pa­tri­mó­nio do Es­ta­do (DNPE), do Ser­vi­ço de Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção e Co­mu­ni­ca­ção de Fi­nan­ças Pú­bli­cas (Se­ticFP), do Mi­nis­té­rio da Saú­de (Min­sa) e do Mi­nis­té­rio das Te­le­co­mu­ni­ca­ções e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção (MTTI).

O even­to ser­viu, igual­men­te, para tes­tar a ope­ra­ci­o­na­li­da­de da pla­ta­for­ma elec­tró­ni­ca que irá dar su­por­te à ini­ci­a­ti­va, po­den­do ser ace­di­do. En­tre os me­ses de Ou­tu­bro e No­vem­bro, em Lu­an­da, pre­vê-se a re­a­li­za­ção de ou­tros even­tos for­ma­ti­vos vol­ta­dos para os uti­li­za­do­res e se­mi­ná­ri­os de di­vul­ga­ção que vão mar­car o ar­ran­que da re­fe­ri­da ini­ci­a­ti­va.

O co­mu­ni­ca­do ci­ta tam­bém que o SNCPE vai ser im­ple­men­ta­do de for­ma fa­se­a­da, na pers­pec­ti­va de de­sen­vol­vi­men­to pro­gres­si­vo das so­lu­ções. Nes­te sen­ti­do, o Min­sa foi es­co­lhi­do para aco­lher a fa­se pi­lo­to, ten­do para o efei­to si­do iden­ti­fi­ca­das três ins­ti­tui­ções.

EDU­AR­DO PE­DRO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO Pro­ces­so de con­tra­ta­ção pú­bli­ca pas­sa a ser mais cé­le­re

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.