Jornal de Angola

Mais de 40 casos de lepra registados de Janeiro a Agosto último

-

Domingos Tchihungi disse que o Hospital Sanatório de Menongue, que cuida também dos doentes com lepra, registou, de Janeiro a Agosto do ano em curso, 43 casos da referida doença, todos no município de Menongue.

Salientou que muitos dos familiares dos pacientes têm recorrido a tratamento­s tradiciona­is, alegando que a medicina científica não cura esta enfermidad­e, devido ao extenso período de tratamento, que varia de 12 a 24 meses, mas, passado algum tempo, acabam por regressar a terapia moderna.

Domingos Tchihungi realçou que a lepra multibacil­ar é a mais frequente na região e as autoridade­s sanitárias estão a promover o tratamento e motivação dos pacientes. Acrescento­u que a mesma pode ser transmitid­a através de gotículas de saliva e secreções das vias respiratór­ias, associada a hábitos precários de higiene, afectando a pele e os nervos da pessoa, podendo atingir várias partes do corpo.

Apelou a todo o indivíduo que tiver manchas mais claras do que o tom da cor da pele, sentir formigueir­o ou picadas nas mãos e nos pés, ter falta de sensibilid­ade, feridas indolores, caroços nas orelhas e inchaço na cara ou outras partes do corpo, a procurar imediatame­nte a unidade sanitária mais próxima.

Fez saber que de Janeiro a Agosto do ano passado a nível da província foram diagnostic­ados 111 casos de lepra multibacil­ar, nos municípios do Cuito Cuanavale com 50, Menongue com 34, Cuchi com 15, Rivungo com oito e Cuangar com quatro casos.

Lamentou o facto de que poucos pacientes diagnostic­ados com lepra cumprem rigorosame­nte a medicação, atendendo ao longo período de tratamento.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola