Jornal de Angola

Obras de impacto social dão nova imagem a Baba

Província do Namibe conta com um bairro novo, com diversos serviços que mudaram a vida da povoação

- Manuel de Sousa | Baba

A população do Baba, povoação da província do Namibe, conta agora com um bairro novo, composto por 54 residência­s do tipo T1, duas salas de aula, um posto médico, uma lavandaria, uma igreja e um balneário público.

A criação e implementa­ção do referido projecto foi uma iniciativa de um grupo de armadores do ramo pesqueiro, que operam naquela localidade. Movidos pelo espírito do amor ao próximo, entenderam dar dignidade aos moradores, através de acções que criaram mudanças na estrutura física da povoação do Baba.

Para o empresário do ramo pesqueiro, Cândido de Carvalho, o projecto visa dar dignidade à população do Baba, que antes vivia em casas de chapas de zinco.

“Esse projecto nasceu há mais de 20 anos, porque foi aqui o meu princípio de vida empresaria­l. Vivendo na pele as dificuldad­es todas que o Baba apresentav­a, criei este sonho de um dia dar uma vida mais digna à população e, porque sozinho seria difícil, convidei mais dois armadores e assim foi possível a materializ­ação do projecto”, explicou o responsáve­l.

O projecto permitiu também a construção de duas moradias para professore­s e enfermeiro­s, terraplena­gem das vias de acesso e abertura de uma lixeira comunitári­a.

O soba do Baba, António Inácio, disse que o tempo de viver em casas de chapas de zinco ficou para traz, dai lançar um apelo aos quadros da saúde e educação para aceitarem trabalhar na região.

O governador do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, pediu à população para cuidar e conservar os bens postos à sua disposição. “O Baba de ontem é diferente do de hoje, temos agora infra-estruturas sociais como escola e posto médico, que vão permitir que as crianças e os adultos possam estudar e também cuidarem da saúde”.

A povoação do Baba situase na zona litoral Norte do município de Moçâmedes, numa distância de 62 quilómetro­s em terra batida, entre o mar e as montanhas do deserto. A vila possui 400 habitantes.

O Baba de ontem é diferente do de hoje, porque temos mais infraestru­turas sociais como escola e posto médico, para permitir às crianças e adultos estudarem e cuidarem também da saúde

 ??  ?? AFONSO COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | NAMIBE Moradores da vila de Baba já sentem os ganhos dos programas de impacto social do Governo
AFONSO COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO | NAMIBE Moradores da vila de Baba já sentem os ganhos dos programas de impacto social do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola