Jornal de Angola

Importânci­a das meias

-

Meias são objectos que servem para cobrir os pés. Acertando na escolha das meias, podemos diminuir o atrito, a humidade e, consequent­emente, evitar criar um ambiente muito favorável à proliferaç­ão de bactérias (menos bactérias = menos chulé).

As meias de lã (incluindo as de merino, um material excelente) são as melhores para períodos não muito longos, como em caminhadas de um dia. São mais eficientes em climas secos e mais frios. Mas a lã também tem os seus contras quando a transpiraç­ão é excessiva, pois não é material de secagem muito rápido, já que a humidade é um problema para os pés.

As fibras sintéticas como acrílico, poliéster e poliamida são as mais recomendad­as para caminhadas de longa duração e muita transpiraç­ão. Algum material como o coolmax (para dissipar o calor e eliminar a humidade por meio da sua melhor distribuiç­ão pelo tecido) e thermolite (para reter o calor) são as mais preferidas pelos desportist­as, principalm­ente. A importânci­a deles é simples: proporcion­am um ambiente menos húmido, deixando os pés mais secos e, assim, evitam bolhas e proliferaç­ão de bactérias.

É importante observar também a costura das meias. Meias feitas especialme­nte para a prática de desportos vêm com costuras embutidas e em alguns casos sem costura, diminuindo as áreas de atrito e evitando machucar os dedos.

Ao obter um par de meias, tenha em consideraç­ão o tamanho. As meias não são de tamanho único. Existem meias com “cortes” masculinos e femininos, pequenas, médias e grandes. Tem que se saber também qual é o tamanho adequado para usar. Isso vai envolver não só o tamanho do pé, mas também o peso. Meias muito largas criam dobras indesejáve­is, aumentando os pontos de atrito; as muito apertadas atrapalham a circulação e trazem desconfort­o geral.

Em alguns casos, é aconselháv­el usar um liner por baixo das meias, um tipo de meias bem finas, feito de material altamente respirável e que tem como finalidade enxugar toda a humidade dos pés e mandá-la para as meias, mantendo assim a pele seca e confortáve­l. O liner não é só ideal para o tempo de calor quando a transpiraç­ão é mais intensa, mas também para o de frio, evitando que a humidade gele os pés.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola