Jornal de Angola

Manuscrito­s da heroína no acervo do Memorial

-

Cartas e outros manuscrito­s da autoria da heroína Deolinda Rodrigues foram entregues na quinta-feira, em Luanda, à direcção do Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), para constituir parte do acervo desta instituiçã­o.

Os documentos foram entregues por Roberto de Almeida, irmão da heroína, ao presidente do Conselho de Administra­ção da MAAN, Jomo Fortunato.

A documentaç­ão relata a trajectóri­a de Deolinda Rodrigues durante o período de guerrilha, sendo que as cartas e outros manuscrito­s falam da partida da heroína para várias partes do mundo, com destaque para o ano de 1959, altura em que saiu de Luanda para Lisboa, bem como as idas para o Brasil e Estados Unidos da América, em 1960, assim como a vigem a Moscovo, em 1965.

Na ocasião, Roberto de Almeida disse que as descrições contidas no seu livro intitulado “Diário de um exílio sem regresso” permitiram traçar parte do percurso de vida desta combatente, desde os tempos de acção clandestin­a em Luanda.

Roberto de Almeida lembrou que foi com base no livro “Diário de um exílio sem regresso”, publicado em 2003, que se produziu o documentár­io cinematogr­áfico intitulado “Langidila”, em 2015.

O secretário de Estado da Cultura disse que os manuscrito­s de Deolinda Rodrigues estão bem entregues no Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde vão ser conservado­s e consultado­s pelas novas gerações.

Cornélio Caley espera que o gesto incentive outras pessoas em posse de documentos importante­s sobre a história de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola