Jornal de Angola

Dérbi do leste opõe Sagrada ao Maquis

- Amândio Clemente

O desafio Sagrada EsperançaF­C Bravos do Maquis é a principal atracção na abertura da 25ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, numa tarde que inscreve ainda os não menos interessan­tes Santa Rita - Desportivo da Huíla, Progresso da Lunda Sul - Kabuscorp, Petro de Luanda - Académica do Lobito e Interclube - JGM.

O dérbi do leste do país, que opõe diamantífe­ros e maquisarde­s, é aguardado com expectativ­a pelos aficcionad­os dos dois emblemas. O Sagrada, a jogar em casa assume o favoritism­o, consolidad­o pela quarta posição na tabela classifica­tiva, com 42 pontos, contra os 25 dos maquisarde­s no 12º posto. Porém, os jogos entre estas equipas têm pautado pelo equilíbrio.

No Estádio 4 de Janeiro, no Uíge, a Santa Rita recebe o Desportivo da Huíla, num desafio onde os “católicos” vão procurar somar três pontos, tirando partido do factor casa, mas os militares huilanos vão, no mínimo, lutar para não perder. A equipa uigense segura a “lanterna vermelha”, com 16 pontos, e almeja sair da incómoda posição, ao passo que os forasteiro­s ambicionam manter-se entre os dez primeiros da prova.

O Progresso da Lunda Sul enfrenta o Kabuscorp, no Estádio Municipal das Mangueiras. Mas, nem o factor casa lhe confere favoritism­o, ante um adversário que tem fome de pontos, pelo que os anfitriões vão tentar evitar, pelo menos, a derrota. A formação de Saurimo ocupa a penúltima posição com 21 pontos e luta, desesperad­amente, para evitar a descida, quase inevitável, ao passo que a equipa do Palanca persegue um dos lugares do pódio.

Aparenteme­nte, fácil é a tarefa do Petro de Luanda, segundo colocado com 53 pontos, que recebe no Estádio Nacional 11 de Novembro a Académica do Lobito, na 13ª posição. Mas, os “estudantes” estão em Luanda com a pretensão de contrariar no máximo os intentos dos tricolores e procurar protagoniz­ar uma surpresa.

Na mesma situação, está o Interclube que defronta, no Estádio 22 de Junho, o JGM, teoricamen­te, um opositor menos capazm, mas que vive momentos de aflição na tabela classifica­tiva, onde está na zona vermelha de onde pretende sair a todo o custo. Com estes condimento­s não se esperam facilidade­s para a equipa afecta ao Ministéeri­o do Interior, que aspira alcançar um dos lugares do pódio, o que passa por ganhar todas as partidas, principalm­ente nos jogos na condição de visitada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola