Jornal de Angola

Neto lutou por causas nobres

A data do nascimento de Agostinho Neto, a 17 de Setembro de 1922, patenteia o dia da homenagem solene a todos os Heróis da Pátria angolana. Neto bateu-se sempre pela dignidade dos angolanos

-

O Bureau Político do MPLA considerou Agostinho Neto, o primeiro Presidente de Angola, um combatente de causas nobres que conduziu de forma brilhante o processo que levou o país à Independên­cia Nacional a 11 de Novembro de 1975. Na declaração sobre o 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, o Bureau Político do MPLA afirma que as qualidades de Neto, como defensor da Independên­cia Nacional, conferiram­lhe um grande prestígio junto do povo angolano. O órgão de cúpula do MPLA sublinha que, volvidos 38 anos do seu desapareci­mento físico, em 10 de Setembro de 1979, “os seus ensinament­os continuam vivos e hoje, com a força do passado de Agostinho Neto e com a força do presente de José Eduardo dos Santos, Angola é um modelo de estabilida­de política em África e no Mundo”.

O MPLA emitiu ontem uma declaração na qual rende profunda homenagem a todos os combatente­s da Luta de Libertação Nacional, da conquista da paz, da reconstruç­ão nacional e do desenvolvi­mento de Angola, em especial o Presidente Agostinho Neto, o Fundador da Nação Angolana.

Na declaração sobre o 17 de Setembro, pela comemoraçã­o do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, o Bureau Político do MPLA afirma que as qualidades de Neto, como defensor da Independên­cia Nacional de Angola, conferiram-lhe um grande prestígio junto do povo angolano, porquanto a sua visão e análise dos fenómenos e dos problemas inerentes à Luta de Libertação Nacional, no início dos anos 50 do século passado, traduziam, eloquentem­ente, a resistênci­a secular dos angolanos, contra a dominação estrangeir­a.

MPLA garante tudo será feito, para que Angola melhore o que está bem e corrija o que está mal e exorta todo o povo angolano a participar, entusiasti­camente, nas comemoraçõ­es da data

“Agostinho Neto, cuja data de nascimento, 17 de Setembro de 1922, patenteia o dia de homenagem solene a todos os heróis da Pátria angolana, foi um combatente incansável pela causa da libertação nacional e símbolo do combate libertador”, lêse no documento, sublinhand­o que volvidos 38 anos do seu desapareci­mento físico, em 10 de Setembro de 1979, "os seus ensinament­os continuam vivos e hoje, com a força do passado, de Agostinho Neto, e com a força do presente, de José Eduardo dos Santos, Angola é um modelo de estabilida­de política em África e no Mundo".

"Nesta importante data, o MPLA não pode deixar de homenagear os eleitores angolanos, que, pacificame­nte, com o mais elevado sentido patriótico, com civismo e com respeito à diferença, acabam de contribuir para o fortalecim­ento da jovem democracia de Angola, da paz, da reconcilia­ção nacional e da unidade nacional, premissas fundamenta­is para o desenvolvi­mento económico do País e, consequent­emente, do bem-estar social", sublinha o documento.

O MPLA saúda ainda todos os militantes, simpatizan­tes, amigos do partido e cidadãos anónimos, que garantiram a vitória clara e inequívoca do MPLA e a eleição do seu candidato, João Lourenço, para o cargo de Presidente da República de Angola, nas eleições gerais de 23 de Agosto de 2017.

O Bureau Político do MPLA garante que tudo será feito, para que Angola melhore o que está bem e corrija o que está mal. Ao mesmo tempo, exorta todo o povo angolano a participar, patriótica e entusiasti­camente, nas comemoraçõ­es do Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, que, neste ano, se realizam na mesma altura em que o MPLA assi- nala, garbosamen­te, a quarta vitória consecutiv­a em eleições democrátic­as multiparti­dárias.

Várias actividade­s

A Fundação Dr. Agostinho Neto realiza de 1 a 29 do próximo mês, em Catete, Luanda, a sétima edição do FESTINETO, por ocasião do 95º aniversári­o natalício do fundador da Nação. Diversas actividade­s sociais e culturais estão previstas em todo país, para divulgar a vida e obra do estadista, médico, poeta e homem de cultura. Destaque para a abertura oficial da exposição "Vida de Agostinho Neto em Banda Desenhada" no dia 1 do próximo

mês, no Belas Shopping, arredores da cidade de Luanda. De acordo com o programa das festividad­es, no dia 11 de Setembro está previsto o lançamento“Exílios - Testemunho­sda obra literária de exilados e desertores portuguese­s na Europa, do DVD “Cubanos falam de Agostinho Neto”, e a outorga de uma honraria à Agostinho Neto, pela associação dos Caimaneiro­s. No quadro das celebraçõe­s do aniversári­o do primeiro Presidente de Angola, o Parque da Independên­cia, em Luanda, vai acolher a Feira da Literatura, Cultura e Artes, que contará com exposições internacio­nais de gastronomi­a e cultura.

A influência do primeiro Presidente de Angola para a luta de libertação contra os regimes coloniais que predominav­am em África, principalm­ente na região austral, foi destacada, quinta-feira, na cidade do Uíge, durante uma palestra com o tema “A contribuiç­ão do Dr. António Agostinho Neto na libertação de Angola e de África, em particular a região austral, bem como os esforços para a conquista da paz em todo território nacional”.

 ??  ?? ARQUIVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Acto central de homenagem ao primeiro Presidente de Angola decorre hoje na cidade do Dundo
ARQUIVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Acto central de homenagem ao primeiro Presidente de Angola decorre hoje na cidade do Dundo
 ??  ?? ARTE | EDIÇÕES NOVEMBRO Direcção do MPLA considera que Agostinho Neto foi um combatente incansável pela causa da libertação nacional e símbolo do combatente libertador
ARTE | EDIÇÕES NOVEMBRO Direcção do MPLA considera que Agostinho Neto foi um combatente incansável pela causa da libertação nacional e símbolo do combatente libertador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola