Mi­li­ta­res da SADC a ca­mi­nho do Le­so­to

Che­fes do Es­ta­do-mai­or dos paí­ses mem­bros vão reu­nir em Luanda, para o en­vio de uma equi­pa ao ter­re­no

Jornal de Angola - - PORTADA -

Os Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC) de­ci­di­ram sex­ta-fei­ra, em Ci­mei­ra re­a­li­za­da em Pre­tó­ria, en­vi­ar a 1 de Novembro for­ças da or­ga­ni­za­ção para de­vol­ver a es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e mi­li­tar ao Le­so­to, de­pois do as­sas­si­na­to do che­fe do Es­ta­do-Mai­or do Exér­ci­to, ge­ne­ral Kho­an­te Mot­so­mot­so. O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, re­pre­sen­tou o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, José Edu­ar­do dos San­tos, na Ci­mei­ra de Pre­tó­ria.

A Ci­mei­ra de Che­fes de Es­ta­do e de Go­ver­no da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral (SADC), pre­vê o en­vio, a 1 de Novembro, de for­ças da or­ga­ni­za­ção para o Le­so­to, com vis­ta a de­vol­ver a es­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e mi­li­tar àque­le país, de­pois do as­sas­si­na­to do Che­fe de Es­ta­do-mai­or do Exér­ci­to, Kho­an­te Mot­so­mot­so.

O mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Ge­or­ges Chi­ko­ti, in­for­mou on­tem, em Luanda, que “a or­ga­ni­za­ção pre­vê o des­do­bra­men­to das for­ças da SADC para o Le­so­to, de­pois de con­cluí­rem to­das as eta­pas de pre­pa­ra­ção co­mo fi­nan­ci­a­men­to, abas­te­ci­men­to e trans­por­te das tro­pas”.

Ao fa­zer o ba­lan­ço da Ci­mei­ra re­a­li­za­da sex­ta-fei­ra em Pre­tó­ria, Áfri­ca do Sul, Ge­or­ge Chi­ko­ti adi­an­tou que, no even­to, fo­ram adop­ta­das as pro­pos­tas fei­tas pe­lo Co­mi­té de Po­lí­ti­ca Mi­li­tar, que reu­niu, na vés­pe­ra, e de­ci­diu o en­vio de um gru­po de avan­ço co­mo co­mis­são de ve­ri­fi­ca­ção, com­pos­ta por 35 mem­bros en­tre mi­li­ta­res e po­lí­ti­cos.

O mi­nis­tro re­ve­lou que o gru­po vai ser, pos­te­ri­or­men­te, re­for­ça­do por um con­tin­gen­te mi­li­tar da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral, que irá fa­zer uma ava­li­a­ção da si­tu­a­ção. “A par­tir do dia 22 do cor­ren­te, os che­fes do Es­ta­do-mai­or dos paí­ses mem­bros da SADC vão reu­nir-se, em Luanda, a fim de man­da­rem uma equi­pa ao ter­re­no, para ava­li­ar e de­ter­mi­nar o nú­me­ro de tro­pas a se­rem en­vi­a­das para o Le­so­to”, adi­an­tou o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res on­tem, no Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal 4 de Fe­ve­rei­ro.

O mi­nis­tro Ge­or­ge Chi­ko­ti con­si­de­rou que, até a da­ta pre­vis­ta para o en­vio das tro­pas, vão ser fei­tos es­tu­dos e, pro­va­vel­men­te se re­a­li­za­rá ou­tra Ci­mei­ra de Che­fes de Es­ta­do, para apro­va­ção das pro­pos­tas do Co­mi­té Mi­li­tar so­bre a ope­ra­ção para o Le­so­to.

De acor­do com o che­fe da di­plo­ma­cia an­go­la­na, es­tas de­ci­sões fo­ram to­ma­das para per­mi­tir a es­ta­bi­li­da­de na­que­le país mem­bro da co­mu­ni­da­de, na ba­se das pro­pos­tas que ti­nham si­do fei­tas, em ter­mos de re­for­mas, no qua­dro cons­ti­tu­ci­o­nal, das for­ças ar­ma­das e da Po­lí­cia do Le­so­to. A ci­mei­ra de Pre­tó­ria foi uma ini­ci­a­ti­va do Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no, José Edu­ar­do dos San­tos, co­mo pre­si­den­te do ór­gão de Co­o­pe­ra­ção, Po­lí­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral, que em an­te­ci­pa­ção pro­ce­deu ao en­vio de uma car­ta ao Pre­si­den­te Ja­cob Zu­ma, ten­do es­te con­fir­ma­do e apro­va­do as de­ci­sões do Co­mi­té Mi­nis­te­ri­al.

“Co­mo por­ta­dor de uma men­sa­gem do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, José Edu­ar­do dos San­tos, fui re­ce­bi­do pe­lo Pre­si­den­te Zu­ma, que adop­tou as re­co­men­da­ções em no­me da SADC e con­vo­cou a Ci­mei­ra da du­pla troi­ka co­mo ti­nha si­do pro­pos­to pe­lo es­ta­dis­ta an­go­la­no”, con­cluiu o mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res que es­te­ve em Pre­tó­ria na qua­li­da­de de en­vi­a­do es­pe­ci­al do Pre­si­den­te José Edu­ar­do dos San­tos. A du­pla troi­ka é in­te­gra­da por três paí­ses que pre­si­dem a Co­mu­ni­da­de de De­sen­vol­vi­men­to da Áfri­ca Aus­tral, e os três que co­or­de­nam o ór­gão de Co­o­pe­ra­ção, Po­li­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da or­ga­ni­za­ção.

A si­tu­a­ção po­lí­ti­ca e mi­li­tar no Le­so­to de­te­ri­o­rou-se de­pois do as­sas­si­na­to, no dia 5 des­te mês, do co­man­dan­te da For­ça de De­fe­sa. O ge­ne­ral Kho­an­tle Mot­so­mot­so e dois ou­tros ofi­ci­ais fo­ram mor­tos, em Ma­se­ru, du­ran­te um ti­ro­teio nu­ma ca­ser­na. Os dois ofi­ci­ais su­pe­ri­o­res ten­ta­ram en­trar à for­ça no ga­bi­ne­te do che­fe do Es­ta­doMai­or, on­de hou­ve um ti­ro­teio en­tre um dos seus cúm­pli­ces, que fu­giu com os guar­da-cos­tas do co­man­dan­te, ex­pli­cou um res­pon­sá­vel mi­li­tar. O Le­so­to tem uma lon­ga his­tó­ria de ins­ta­bi­li­da­de, ilus­tra­da por gol­pes de Es­ta­do mi­li­ta­res em 1986 e 1991, as­sim co­mo vá­ri­as ten­ta­ti­vas de gol­pe, co­mo a de 2014. As­so­la­do pe­lo de­sem­pre­go, uma epi­de­mia do Si­da que afec­ta 23 por cen­to da po­pu­la­ção de dois mi­lhões de ha­bi­tan­tes e uma fal­ta gri­tan­te dos ser­vi­ços pú­bli­cos, é um dos paí­ses mais po­bres do mun­do.

A Ci­mei­ra de Pre­tó­ria foi uma ini­ci­a­ti­va do Che­fe de Es­ta­do an­go­la­no, José Edu­ar­do dos San­tos, co­mo pre­si­den­te do ór­gão de Co­o­pe­ra­ção, Po­lí­ti­ca, De­fe­sa e Se­gu­ran­ça da SADC, que an­tes en­vi­ou uma car­ta ao Pre­si­den­te Ja­cob Zu­ma

ROGÉRIO TUTI | EDIÇÕES NOVEMBRO Mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res re­gres­sou on­tem da ci­mei­ra de Pre­tó­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.