Ci­da­de do Dun­do pres­ta tributo ao Fun­da­dor da Na­ção

Jornal de Angola - - PORTADA -

A ci­da­de do Dun­do aco­lhe ho­je o ac­to cen­tral do 17 de Setembro, Dia do Fun­da­dor da Na­ção e do Herói Na­ci­o­nal que de­cor­re sob o le­ma “Com os ide­ais de Neto, di­ver­si­fi­que­mos a eco­no­mia de Angola”. O ac­to é pre­si­di­do pe­lo mi­nis­tro dos An­ti­gos Com­ba­ten­tes e Ve­te­ra­nos da Pá­tria, Cân­di­do Pe­rei­ra Van-Dú­nem.

Ain­da ho­je, às 7h30, em Luanda, o mi­nis­tro do In­te­ri­or, Ân­ge­lo da Vei­ga Ta­va­res, pre­si­de à ce­ri­mó­nia for­mal do has­te­ar da bandeira a ter lu­gar no Mu­seu de His­tó­ria Mi­li­tar, no âm­bi­to das fes­ti­vi­da­des do Dia do Fun­da­dor da Na­ção e do Herói Na­ci­o­nal.

As co­me­mo­ra­ções do dia 17 de Setembro co­me­ça­ram no dia 10, em to­do o país e nas mis­sões di­plo­má­ti­cas e con­su­la­res de Angola com ob­jec­ti­vo de enal­te­cer a fi­gu­ra e a obra do Dr. An­tó­nio Agos­ti­nho Neto, pri­mei­ro Pre­si­den­te de Angola, re­ve­ren­ci­ar a sua con­tri­bui­ção na li­ber­da­de de Angola e de Áfri­ca, em par­ti­cu­lar, a re­gião Aus­tral, bem co­mo os es­for­ços para a con­quis­ta da paz em to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal. A da­ta lem­bra igual­men­te o le­ga­do po­lí­ti­co do pri­mei­ro Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca de Angola e do Herói Na­ci­o­nal.

O pe­río­do de ce­le­bra­ções da da­ta de­cor­re até ao dia 25 de Setembro. Num me­mo­ran­do, o Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio in­di­ca que a ce­le­bra­ção dos 95 anos so­bre o nas­ci­men­to de Agos­ti­nho Neto vem re­co­nhe­cer as su­as qua­li­da­des en­quan­to hu­ma­nis­ta, mé­di­co, ho­mem de le­tras e, aci­ma de tu­do, na­ci­o­na­lis­ta con­vic­to e en­tre­gue de cor­po e al­ma às cau­sas da pá­tria an­go­la­na. "A vi­são es­tra­té­gi­ca do Pre­si­den­te Dr. An­tó­nio Agos­ti­nho Neto es­tá pa­ten­te nos inú­me­ros dis­cur­sos que le­gou aos an­go­la­nos", des­ta­ca o do­cu­men­to, su­bli­nhan­do que, nas su­as múl­ti­plas in­ter­ven­ções pú­bli­cas, al­gu­mas ho­je acha­das sol­tas e ou­tras agru­pa­das em com­pên­di­os, Agos­ti­nho Neto ma­ni­fes­tou uma pre­o­cu­pa­ção per­ma­nen­te com o fu­tu­ro de uma Na­ção que, ven­ci­da a lu­ta pe­la In­de­pen­dên­cia, pre­pa­ra­va-se para uma ba­ta­lha ain­da mai­or: a lu­ta pe­lo de­sen­vol­vi­men­to, pe­lo pro­gres­so.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.