Jornal de Angola

Rating da dívida bem classifica­do

-

A agência de notação financeira Standard and Poor’s (S&P) tirou ontem a nota de Portugal do “lixo”, revendo em alta o “rating” atribuído à dívida soberana portuguesa de BB+ para BBB-, um primeiro nível de investimen­to.

Com esta revisão em alta com perspectiv­a “estável”, Portugal volta a ter uma notação de investimen­to, atribuída por uma das três principais agências de “rating” mundiais.

Desde 2015 que a agência atribuía à dívida soberana portuguesa um “rating” BB+, a nota mais elevada de não investimen­to, com uma perspectiv­a “estável”.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, valorizou a “boa notícia” que é a subida do “rating” de Portugal por parte da Standard and Poor’s (S&P), declarando que esta decisão irá permitir melhores condições de financiame­nto do país nos mercados.

“Esta notapermit­e-nos obviamente melhores condições de financiame­nto”, que têm por intuito final a redução do défice e da dívida, “de um modo mais duradouro” ser dada continuida­de à política actual sem “riscos de novos recuos”, declarou o chefe do Governo.

Esse trajecto, disse António Costa, visa colocar o país a crescer “de um modo sólido, a criar emprego, a melhorar o rendimento das famílias portuguesa­s e, sobretudo, a criar e reforçar as condições de confiança dos investidor­es” internacio­nais e nacionais.

Portugal enfrentou, em 2011, uma crise que obrigou o país a solicitar um resgate económico ao FMI e à União Europeia.

 ??  ?? WIKIMEDIA COMMONS Dívida pública portuguesa atinge nível de investimen­to
WIKIMEDIA COMMONS Dívida pública portuguesa atinge nível de investimen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola