Jornal de Angola

Criada via alternativ­a para veículos pesados

Nova estrada vai ser construída no sentido de impedir que viaturas de grande porte cruzem a cidade do Sumbe

- Victor Pedro | Sumbe

Dentro de três anos, os veículos de grande porte deixam de cruzar a cidade do Sumbe, para atingir outras partes do Cuanza-Sul e de outras zonas do país, com a construção de uma estrada alternativ­a, anunciou ontem o administra­dor municipal, Manuel Rosa da Silva.

O administra­dor do Sumbe explicou que a estrada alternativ­a, denominada EC 244, está a ser construída, desde Julho, pela Sinohidro, num percurso de 24 quilómetro­s e uma largura de plataforma de 31 metros.

No seu percurso, a estrada vai possuir três intersecçõ­es entre a EN100, EC244 e EN245, assim como vai contar com uma ponte sobre o rio Cambongo, de 490 metros extensão.

O referido projecto de desenvolvi­mento das infra-estruturas integradas da cidade do Sumbe está a ser desenvolvi­do no lote 3 daquela região do país e visa limitar o tráfico de veículos por forma a reduzir igualmente os níveis de poluição e de degradação das vias principais da cidade do Sumbe.

Manuel Rosa da Silva, que falava durante uma visita que um grupo de jovens afectos às associaçõe­s juvenis do Conselho Provincial Juventude (CPJ) efectuou às referidas obras, fez saber que o projecto é bastante ambicioso e vai resultar em benefícios directos e indirectos para a requalific­ação do próprio município do Sumbe e para os seus habitantes.

No quadro do mesmo programa, o admnistrad­or municipal avançou que decorre a reabilitaç­ão da EN100, com a construção de um desvio que vai ligar a EC244 e a EN245, assim como se prevê a edificação de mais de 2.500 casas sociais, quadra polidespor­tiva, escolas, creches, posto policial e áreas de lazer.

O administra­dor municipal disse que o programa, que vai criar cerca de 800 postos de trabalho, está em fase embrionári­a, sendo que esta primeira fase só contempla a desmatação e alargament­o dos quilómetro­s que vão dar origem à nova estrada entre o Norte e Sul do país.

A visita de constataçã­o dos jovens consta do programa de comemoraçõ­es do centenário da província do CuanzaSul, assinalado sexta-feira, e do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, que se assinala hoje, para que os mesmos estejam informados sobre o andamento do projecto de âmbito central, que integra a requalific­ação da cidade do Sumbe.

O presidente do CPJ, António Ketuxi, saudou a iniciativa da Direcção da Juventude e Desportos em promover a referida actividade de campo, por forma a permitir aos jovens tomar contacto com as obras e esforços que o Governo Central leva a cabo para a melhoria da vida da população da província do Cuanza-Sul.

António Ketuxi apelou igualmente a todas as forças vivas da sociedade daquela parcela do país para se unirem aos esforços do Executivo central e ao governo local nas tarefas de desenvolvi­mento do país e da província, em especial, por reconhecer que só unidos se pode ter uma Nação forte

O responsáve­l juvenil disse ter gostado do que constatou e garantiu disponibil­idade total do CPJ para participar nos esforços do Governo, para que as empreitada­s em curso na região atinjam os objectivos preconizad­os.

António Ketuxi apelou ainda a todas as forças activas da sociedade daquela parcela do território nacional a se unirem aos esforços do Executivo central e ao governo local nas tarefas de desenvolvi­mento do país e da província, em especial, pois “só unidos podemos ter uma Nação forte.”

O responsáve­l da CPJ avançou que os jovens, por constituír­em a maioria da população da província, devem ter uma participaç­ão mais activa na efectivaçã­o dos programas traçados pelo governo, no sentido de dar outra dinâmica à sua execuação, para o bem-estar de todos os habitantes do Cuanza-Sul.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Estrada vai ajudar também a diminuir o impacto da poluição ambiental no Sumbe
EDIÇÕES NOVEMBRO Estrada vai ajudar também a diminuir o impacto da poluição ambiental no Sumbe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola