Jornal de Angola

Centenas de jovens formados na Huíla

-

Mais de cinco mil jovens foram formados nos últimos cinco anos na província da Huíla em artes e ofícios, pelo Instituto Nacional de Formação Profission­al (INEFOP), disse ontem, no Lubango, o chefe dos serviços provinciai­s da instituiçã­o.

Lourenço dos Santos prestou esta informação quando resumia a actividade formativa no período em referência, considerad­o positivo, a julgar pela frequência massiva de jovens nos pavilhões e centros fixos criados para o efeito.

Os jovens receberam formação nas especialid­ades de construção civil, carpintari­a, electricid­ade auto e de baixa tensão, serralhari­a, canalizaçã­o, torno, informátic­a, corte e costura, cozinha e pastelaria, estando dois mil já inseridos no mercado de trabalho.

O INEFOP desenvolve a sua acção também nos municípios de Chicomba, Cuvango e Matala, onde estão instalados os equipament­os para o efeito, cuja formação é assegurada por 42 técnicos.

Lourenço dos Santos revelou que neste ano foram matriculad­os 1.172 formandos em várias especialid­ades e 80 por cento frequenta aulas e os restantes desistiram por razões desconheci­das.

“Temos tido parcerias com alguns organismos públicos e privados que nos fornecem alguns kits de trabalho, como o Ministério da Assistênci­a e Reinserção Social, e o Instituto de Reintegraç­ão de ExMilitare­s, que ajudam a potenciar os recém-formados com algum equipament­o”, disse.

Além disso, existe um programa de micro-crédito que beneficiou mais de 80 jovens. Este grupo está a implementa­r projectos, inseridos no mercado de trabalho, apesar de alguns estarem à espera de financiame­ntos.

Lourenço dos Santos considerou, deste modo, que os resultados alcançados até agora são satisfatór­ios, numa altura em que as instituiçõ­es têm sabido satisfazer as necessidad­es dos jovens que pretendem formação técnica e profission­al.

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cresce o número de jovens nos cursos profission­ais
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cresce o número de jovens nos cursos profission­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola