Jornal de Angola

Cientistas criam vacina infantil única

-

Uma tecnologia que está a ser desenvolvi­da nos Estados Unidos da América vai permitir em breve imunizar com uma única injecção as crianças contra todas as doenças que dispõem de vacinas.

Essa dose única armazenari­a as vacinas em cápsulas microscópi­cas, que seriam libertadas aos poucos em tempos específico­s. A técnica começou a ser aplicada em estudos com ratos e foi divulgada esta semana na publicação científica “Science”.

A imunização das crianças é feita hoje com muitas doses, tomadas desde as primeiras semanas de vida. Para tentar mudar isso, a equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachuse­tts (MIT) desenvolve­u um novo tipo de micro-partícula que permitirá combinar todas as vacinas numa única dose.

As partículas são como copos em miniatura preenchido­s com as vacinas e depois fechados com uma tampa. A ideia é que o desenho desses “recipiente­s” permita que cada um se parta no momento certo, libertando o conteúdo no corpo.

“Pela primeira vez, poderemos criar uma ‘biblioteca’ de pequenas partículas de vacina fechadas numa cápsula, cada uma programada para ser libertada num tempo exacto, para que as pessoas um dia possam receber uma única injecção que, na verdade, teria diversas vacinas dentro dela”, disse RobertLang­er, do MIT. “Nos países pobres esta pode ser a diferença entre não se vacinar e receber todas as vacinas de uma só vez”, explicou o investigad­orKevinMcH­ugh.

 ??  ?? JAMES GIAHYUE | REUTERS Imunização contra as doenças vai ficar mais facilitada
JAMES GIAHYUE | REUTERS Imunização contra as doenças vai ficar mais facilitada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola