Ci­en­tis­tas cri­am va­ci­na in­fan­til úni­ca

Jornal de Angola - - SOCIEDADE -

Uma tec­no­lo­gia que es­tá a ser de­sen­vol­vi­da nos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca vai per­mi­tir em bre­ve imu­ni­zar com uma úni­ca in­jec­ção as cri­an­ças con­tra to­das as do­en­ças que dis­põem de va­ci­nas.

Es­sa do­se úni­ca ar­ma­ze­na­ria as va­ci­nas em cáp­su­las mi­cros­có­pi­cas, que se­ri­am li­ber­ta­das aos pou­cos em tem­pos es­pe­cí­fi­cos. A téc­ni­ca co­me­çou a ser apli­ca­da em es­tu­dos com ra­tos e foi di­vul­ga­da es­ta se­ma­na na publicação ci­en­tí­fi­ca “Sci­en­ce”.

A imu­ni­za­ção das cri­an­ças é fei­ta ho­je com mui­tas do­ses, to­ma­das des­de as pri­mei­ras se­ma­nas de vi­da. Pa­ra ten­tar mu­dar is­so, a equi­pa de ci­en­tis­tas do Ins­ti­tu­to de Tec­no­lo­gia de Mas­sa­chu­setts (MIT) de­sen­vol­veu um no­vo ti­po de mi­cro-par­tí­cu­la que per­mi­ti­rá com­bi­nar to­das as va­ci­nas nu­ma úni­ca do­se.

As par­tí­cu­las são co­mo co­pos em mi­ni­a­tu­ra pre­en­chi­dos com as va­ci­nas e de­pois fe­cha­dos com uma tam­pa. A ideia é que o de­se­nho des­ses “re­ci­pi­en­tes” per­mi­ta que ca­da um se par­ta no mo­men­to cer­to, li­ber­tan­do o con­teú­do no cor­po.

“Pe­la pri­mei­ra vez, po­de­re­mos cri­ar uma ‘bi­bli­o­te­ca’ de pe­que­nas par­tí­cu­las de va­ci­na fe­cha­das nu­ma cáp­su­la, ca­da uma pro­gra­ma­da pa­ra ser li­ber­ta­da num tem­po exac­to, pa­ra que as pes­so­as um dia pos­sam re­ce­ber uma úni­ca in­jec­ção que, na ver­da­de, te­ria di­ver­sas va­ci­nas den­tro de­la”, dis­se Ro­bertLan­ger, do MIT. “Nos paí­ses po­bres es­ta po­de ser a di­fe­ren­ça en­tre não se va­ci­nar e re­ce­ber to­das as va­ci­nas de uma só vez”, ex­pli­cou o in­ves­ti­ga­dorKe­vinMcHugh.

JAMES GIAHYUE | REUTERS Imu­ni­za­ção con­tra as do­en­ças vai fi­car mais fa­ci­li­ta­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.