Tu­ní­sia ver­ga Ni­gé­ria na final do Afrobasket

Jornal de Angola - - CULTURA - Ana­xi­man­dro Ma­ga­lhães

A Tu­ní­sia é a nova cam­peã afri­ca­na sé­ni­or mas­cu­li­na de bas­que­te­bol, após vi­tó­ria on­tem na final, por 77-65, so­bre a Ni­gé­ria, des­tro­na­da do título.

Com a con­quis­ta, os tu­ni­si­nos, an­fi­triões da eta­pa der­ra­dei­ra da 29ª edi­ção do Cam­pe­o­na­to Afri­ca­no das Na­ções, e cam­peões iné­di­tos em 2011, na ci­da­de de An­ta­na­na­ri­vo, Ma­da­gás­car, igua­lam no pal­ma­rés a Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na (RCA) e da Cos­ta Mar­fim, com dois tro­féus. De­sen­con­tra­dos téc­ni­ca e tac­ti­ca­men­te na abor­da­gem dos pri­mei­ros 10 dos 40 mi­nu­tos de jo­go, os do­nos da ca­sa, ver­ga­dos ca­te­go­ri­ca­men­te pe­los ni­ge­ri­a­nos, por 8-14, emer­gi­ram no se­gun­do pe­río­do.

Ao in­ter­va­lo, os ma­gre­bi­nos ven­ci­am por ape­nas um pon­to, 25-24, com o des­ta­que a re­cair para Kni­oua Ni­zar, ao ano­tar oi­to pon­tos em 10 mi­nu­tos. Di­an­te de mais de 11 mil es­pec­ta­do­res, dos 12 mil cal­cu­la­dos para a lo­ta­ção das ban­ca­das, os ter­cei­ros clas­si­fi­ca­dos e or­ga­ni­za­do­res da edi­ção pas­sa­da da mai­or fu­são de se­lec­ções da bo­la ao ces­to em Áfri­ca, co­man­da­dos por Má­rio Pal­ma, não de­ram tré­guas ao ad­ver­sá­rio.

À en­tra­da do ter­cei­ro pe­río­do, quan­do res­ta­vam 6 mi­nu­tos para ter­mi­nar o quar­to, os tu­ni­si­nos em (3427), de­li­ne­a­ram o su­ces­so. No der­ra­dei­ro quar­to, a 1 mi­nu­to e 40 se­gun­dos, a Ni­gé­ria, com Ike Di­o­gu, a sua prin­ci­pal re­fe­rên­cia e me­lhor ces­ti­nha do en­con­tro com 20 pon­tos, no co­man­do das ac­ções ofen­si­vas, re­du­ziu a des­van­ta­gem para 61-68, es­for­ço in­gló­rio, pois os com­pa­tri­o­tas não con­se­gui­ram dar su­por­te às in­ves­ti­das.

KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO An­fi­triões fi­ze­ram jus ao fac­tor ca­sa na de­ci­são do tro­féu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.