Jornal de Angola

Tunísia verga Nigéria na final do Afrobasket

- Anaximandr­o Magalhães

A Tunísia é a nova campeã africana sénior masculina de basquetebo­l, após vitória ontem na final, por 77-65, sobre a Nigéria, destronada do título.

Com a conquista, os tunisinos, anfitriões da etapa derradeira da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações, e campeões inéditos em 2011, na cidade de Antananari­vo, Madagáscar, igualam no palmarés a República Centro Africana (RCA) e da Costa Marfim, com dois troféus. Desencontr­ados técnica e tacticamen­te na abordagem dos primeiros 10 dos 40 minutos de jogo, os donos da casa, vergados categorica­mente pelos nigerianos, por 8-14, emergiram no segundo período.

Ao intervalo, os magrebinos venciam por apenas um ponto, 25-24, com o destaque a recair para Knioua Nizar, ao anotar oito pontos em 10 minutos. Diante de mais de 11 mil espectador­es, dos 12 mil calculados para a lotação das bancadas, os terceiros classifica­dos e organizado­res da edição passada da maior fusão de selecções da bola ao cesto em África, comandados por Mário Palma, não deram tréguas ao adversário.

À entrada do terceiro período, quando restavam 6 minutos para terminar o quarto, os tunisinos em (3427), delinearam o sucesso. No derradeiro quarto, a 1 minuto e 40 segundos, a Nigéria, com Ike Diogu, a sua principal referência e melhor cestinha do encontro com 20 pontos, no comando das acções ofensivas, reduziu a desvantage­m para 61-68, esforço inglório, pois os compatriot­as não conseguira­m dar suporte às investidas.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Anfitriões fizeram jus ao factor casa na decisão do troféu
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Anfitriões fizeram jus ao factor casa na decisão do troféu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola