Jornal de Angola

Cuba reabre via de acesso a Cayo Coco

-

sobre o mar que liga o pólo turístico de Cayo Coco com terra firme em Cuba foi reparada e reaberta menos de 72 horas depois da passagem do poderoso furacão Irma, que devastou as instalaçõe­s do norte cubano e afectou 23 quilómetro­s dessa via de acesso.

A via está aberta à circulação de veículos, embora com medidas extremas de precaução enquanto continuam os trabalhos nas áreas afectadas, informa o jornal “Granma”. Na noite de sexta-feira da semana passada, o furacão Irma atingiu essa parte da Ilha das Caraíbas com ventos de categoria cinco na escala Saffir-Simpson. O furacão fez 10 mortos e deixou em destroços partes do aeroporto internacio­nal de Jardines del Rey e as instalaçõe­s turísticas de Cayo Coco, Guillermo e Santa María, esta última na província de Villa Clara.

Na estrada que liga Cayo Coco a Turiguanó, na província de Ciego de Ávila - também seriamente afectada -, o furacão danificou diques e outros equipament­os em 23 dos 35 quilómetro­s da via, atingiu 11 pontes e destruiu o pavimento em alguns pontos da estrada, inaugurada a 26 de Julho de 1988.

O Presidente Raul Castro disse que a região será recuperada antes de Novembro. Também já foi reaberto o aeroporto internacio­nal Ignacio Agramonte de Camagüey, anunciou a Agência Cubana de Notícias.

O turismo é a segunda fonte de receitas de Cuba, atrás apenas da exportação de serviços profission­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola