Jornal de Angola

Diplomatas realçam valor histórico da batalha

-

A embaixador­a da Namíbia em Angola, Cláudia Uchona, agradeceu o Governo angolano por convidar representa­ntes do seu país para testemunha­rem a inauguraçã­o do Memorial que é também de extrema importânci­a para os namibianos, tendo em vista que é graças a batalha do Cuito Cuanavale que a Namíbia tornou-se independen­te.

Cláudia Uchona salientou que a Batalha do Cuito Cuanavale pacificou também a toda a região de África Austral e terminou de uma vez para sempre o regime racista do apartheid na África do Sul. “Por este facto, este Memorial é sem sombras de dúvidas muito histórico para o continente africano e os namibianos de forma particular rendem homenagem a todos que lutaram e morreram nesta batalha contra os sul-africanos”, disse, acrescenta­ndo que vai envidar esforços para que nos próximos dias exmilitare­s da Namíbia que participar­am na batalha possam visitar o Memorial. A embaixador­a de Cuba em Angola, Gisela Rivera, disse que o seu país continua muito orgulhoso por ter contribuíd­o para a vitória da batalha do Cuito Cuanavale que constitui até hoje um grande marco na histórica de África em particular e do mundo em geral.

A diplomata sublinhou que Cuba vai continuar a prestar apoio a Angola, tendo em vista que são dois povos irmãos e é necessário que os laços de fraternida­de continuem a ser reforçados nos mais variados domínios.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola