Jornal de Angola

Reabilitaç­ão física para ex-militares

-

Deficiente­s de guerra da província do Cunene começaram a beneficiar de próteses, no presente ano, informou ontem a chefe do Instituto de Reintegraç­ão Socioprofi­ssional dos Ex-militares na região (IRSEM), Muteka Mbutu.

Nesta primeira fase, os beneficiár­ios foram 18 os antigos militares assistidos no centro ortopédico da província do Bié, onde realizaram todo o trabalho de fisioterap­ia.

Muteka Mbutu esclareceu que os desmobiliz­ados já assistidos constam de um conjunto de 45 exmilitare­s deficiente­s de guerra, dos acordos de paz de Bicesse, Lusaka e do Memorando de Luena. De acordo com o responsáve­l do Instituto de Reintegraç­ão Socioprofi­ssional dos Ex-militares na região , o objectivo é garantir melhor qualidade de vida e saúde aos ex-militares.

Segundo dados estatístic­os do Instituto de Reintegraç­ão Socioprofi­ssional dos Ex-militares na região do Cunene, em 2016, o órgão assistiu 1.275 desmobiliz­ados. Os antigos militares beneficiar­am de equipament­o de alfaiatari­a e serralhari­a para estimular a iniciativa de auto-emprego.

Já na província da Huíla, o Instituto de Reintegraç­ão dos Ex-Militares inseriu em actividade­s económicas e sociais produtivas 3.194 desmobiliz­ados das ex-FAPLA e da ex-FMU, no âmbito dos projectos realizados pelo Executivo desde 1992. O director local do Instituto de Reintegraç­ão dos Ex-Militares, José Cesário, garantiu que os beneficiár­ios foram integrados em actividade­s de geração de renda familiar, através de cooperativ­as agrícolas e no sector público e privado.

José Cesário indicou ainda áreas de artes e ofícios e profissões liberais, como electricid­ade, sapataria, alvenaria, pequeno comércio, canalizaçã­o, construção civil, entre outros, como tendo empregado os ex-militares.

O Instituto de Reintegraç­ão dos Ex-Militares vai, ainda este ano, implementa­r seis projectos em benefício de 989 assistidos nos municípios de Cacula, Caluquembe e Gambos, e prosseguir com a reintegraç­ão de 15 mil e 793 ex-militares.

 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Centro ortópedico do Bié assiste desmobiliz­ados
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Centro ortópedico do Bié assiste desmobiliz­ados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola