Jornal de Angola

Acordo de Paris sobre clima é para valorizar

-

António Guterres, disse ontem que os signatário­s do Acordo de Paris, sobre as alterações climáticas, precisam de “aumentar a ambição.” “Vocês são a espinha dorsal de um movimento global. Em Paris, estivemos à altura deste desafio. Agora, temos um desafio ainda maior: aumentar a nossa ambição e manter o rumo”, disse António Guterres.

O diplomata falava em Nova Iorque num encontro de alto nível sobre alterações climáticas que marcou o primeiro dia da Assembleia Geral da ONU.

“As emissões estão a descer, mas não é o suficiente. A temperatur­a ainda está a aumentar. Vemos as consequênc­ias disso todos os dias. Contamos os custos em vidas, formas de subsistênc­ia e economias danificada­s”, disse o Secretário-Geral das Nações Unidas.

“As alterações climáticas estão aqui, agora, e precisamos lidar com isso. Os governos sozinhos não conseguem lidar com a enormidade deste desafio, mesmo que o queiram, o que não é sempre o caso”, vincou Guterres.

O Secretário-Geral das Nações Unidas deu vários exemplos de como a sociedade civil e a comunidade empresaria­l estão a mobilizar e disse, por exemplo, que “a indústria naval está a trabalhar para reduzir a sua pegada ecológica” ou que “na indústria tecnológic­a, empresas como a Google e a Apple estão a caminhar para o seu objectivo de usar 100 por cento energias renováveis.”

Guterres destacou ainda o milionário Michael Bloomberg, patrocinad­or de uma rede global de presidente­s de câmara contra o aqueciment­o global e pediu-lhe para que, na qualidade de seu enviado especial, acelerasse e aprofundas­se o papel dos actores não governamen­tais, em antecipaçã­o da conferênci­a do clima, agendada para 2019.

 ??  ?? O Secretário-Geral da ONU,
O Secretário-Geral da ONU,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola